Uma vistoria de check-in e check-out é de suma importância para que você possa começar a de fato a alugar suas propriedades online. Você deve visitar sua(s) propriedade(s) e verificar atentamente se tudo está funcionando como deveria. Caso nem tudo esteja dentro dos conformes, certifique-se de resolver qualquer problema que os hóspedes possam ter rapidamente.

Essa vistoria de check-in e check-out irá também ajudar você a ter uma melhor avaliação nas plataformas de aluguel de temporada, irá fazer cada vez mais com que novos visitantes reservem sua propriedade.


Vistoria de check-in e check-out: como fazer?


Cheque o método de entrada

Testar a forma como os hóspedes entrariam na sua propriedade é fundamental para garantir uma boa experiência de estadia para eles.

Tenha certeza que a chave que você os entregará funciona corretamente, e de fato, abra a porta sem dificuldades, principalmente se for uma chave um pouco mais antiga.

Em caso de mal funcionamento, faça chaves novas para os hóspedes o quanto antes; e caso o problema seja a fechadura ou a maçaneta da porta, o cuidado deverá ser o mesmo, e o problema também deverá ser resolvido na vistoria de check-in e check-out.

De fato, a “entrada” nos imóveis são um grande problema para os visitantes, e esse problema só irá se tornar cada vez maior, hóspede após hóspede, caso não o resolva imediatamente; para que assim, os hóspedes não tenham que enfrentar quaisquer problemas ao entrarem em seu imóvel.


Teste os interruptores e as torneiras

Teste cada interruptor da casa, sala após sala. Dessa forma, imediatamente, você saberá se há salas ou quartos com lâmpadas queimadas, fazendo-se necessário a troca.

Além disso, analise também as luminárias, caso possua. Uma checagem convencional talvez funcione, mas se usualmente, ao ligar a luminária, deva se acender 5 luzes, mas na realidade, apenas 4 acendem, por exemplo; isso não pareceria muito profissional aos olhos de um visitante.

Partindo do princípio que você, proprietário de um imóvel, não use a sua propriedade de aluguel por temporada frequentemente, aproveite as vistorias de check-in e check-out para trocar todas as lâmpadas antigas por novas.

Se você usar lâmpadas fluorescentes, isso não irá apenas te ajudar a economizar energia com as reservas, mas também irá acabar com a necessidade de trocá-la por um bom tempo.

E por fim, cheque todas as torneiras da propriedade. Esteja certo de que o chuveiro não “espalha” a água em todas as direções, e que o modo “quente” do chuveiro realmente funcione como deveria. Além disso, cheque sempre a pia e veja se não há goteiras ou vazamento; se houver, naturalmente, conserte-as.


Aprenda a usar cada comodidade

Sua vistoria de check-in e check-out deverá incluir a checagem de funcionamento de todos os equipamentos da casa, ou seja, você deverá checar se as comodidades estão funcionando como deveriam.

Porém, se você não souber como utilizar a lavadora de pratos, por exemplo, será impossível constatar se o aparelho está funcionando corretamente ou não.

Enquanto esteja checando se todas as comodidades funcionam, escreva também instruções sobre o seu uso. Dessa maneira, você dará uma referência aos hóspedes, caso eles tenham problemas com o funcionamento do aparelho.

Essa etapa pode evitar que os visitantes achem que certos aparelhos estão danificados quando estão a pensar configurados de maneira incorreta. Com instruções passo-a-passo, claras e coesas; eles irão conseguir usar os aparelhos sem dificuldades.


Ligue todos os aparelhos eletrônicos

Ligar a TV é um bom começo, mas você deverá assegurar que seus hóspedes podem, de fato, utilizar todos os eletrônicos que você prometeu que estariam disponíveis para eles.

Caso sua TV possua canais a cabo, confirme se o cabo está devidamente conectado ao computador.

Você deve também checar seus aparelhos de som, DVD e outros, caso você ofereça-os.

Além disso, cheque também a conexão à Internet. Leve um smartphone à cada cômodo da casa e tente reproduzir um vídeo nele conectado à rede da casa. Tenha certeza de que a internet definitivamente funciona em todos os cômodos, já que ela é essencial para a maioria dos viajantes atualmente, e podem ser um grande problema caso não funcionem, principalmente para hóspedes que estão viajando a trabalho.

Tendo certeza de que a Internet é funcional, você evitará vários comentários negativos.


Considere todos os danos

Essa será a sua tarefa mais longa durante sua vistoria de check-in e check-out, mas valerá a pena. Você deverá notar todos os danos existentes no imóvel e repará-los, se possível.

Paredes:

Dê às paredes, o visual que elas merecem. Faça a vistoria, e em caso de falhas de pinturas e marcas, faça os reparos antes de reservar o imóvel para hóspedes.

Vazamentos:

Se os banheiros ou a cozinha estiverem com vazamentos, não hesite em resolvê-lo antes da próxima reserva.

Mobília:

Cheque a mobília de todos os ângulos, inclusive as partes encostadas na parede. Qualquer dano na mobília, pode ser um problema, e se você não tomar conhecimento dele, você pode acusar um hóspede de tê-lo feito mesmo sem eles serem os responsáveis. Portanto, cheque e anote todos os pequenos danos na mobília.

Chão:

O chão naturalmente possui alguns pequenos arranhões. A sugestão é tirar fotos dos pequenos arranhões (naturais) já existentes, para caso surgir um arranhão maior e discrepante, você poder cobrá-lo do hóspede que o causou.


Dessa maneira, com esse passo-a-passo, você poderá aos seus hóspedes uma ótima estadia no seu apartamento de aluguel por temporada!

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