Temporada cruzeiros: A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) acaba de lançar o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2018/2019, levantamento realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que traz dados inéditos do setor no Brasil e no mundo, além de traçar a interferência do cenário da economia nacional e internacional no segmento e no comportamento do turista.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo – UNWTO – as viagens no mundo chegaram ao patamar de 1,4 bilhão de chegadas internacionais de turistas no ano de 2018, 6% superior ao número de 1,3 bilhão de 2017.

Como vem ocorrendo no mundo, ao longo dos anos, o setor de cruzeiros continua crescendo, impulsionado, principalmente, pelo aumento da quantidade e diversificação de roteiros. Neste ano de 2019 o setor ganhará 24 novos navios e capacidade adicional total de 42.466 pessoas e, em 2020, mais 25 novos navios já estão previstos, com capacidade adicional total de 43.080 pessoas, de acordo com a Cruise Industry News.

Segundo a CLIA, em 2018, o número total de cruzeiristas no mundo foi de 28,5 milhões. Em 10 anos, a procura por viagens a bordo de um navio aumentou pouco mais de 60%, passando de 17,8 milhões em 2009 para os 28,5 milhões atuais.

Vale ressaltar que esse acréscimo, mesmo com igual número de navios nas últimas temporadas, pode ser explicado pelo aumento da eficiência das embarcações e roteiros. Para se ter uma ideia, o número médio de cruzeiristas por navio por temporada teve um aumento de 10,5%, entre 2017/2018 e 2018/2019.

“Este é o segundo período de alta e a tendência é continuar crescendo nos próximos anos. A grande questão é que, ao lado dos dados positivos, existe a constatação de que os números poderiam ser bem melhores, com avanços e ajustes na regulação, infraestrutura e desenvolvimento de novos destinos. O objetivo da CLIA é melhorar o ambiente de negócios para atrair mais navios de cruzeiros, abrir portas para os destinos, fortalecer o turismo e ter uma parceria de sucesso com o país e com as comunidades, já que nosso setor é forte gerador de empregos e de renda”, enfatiza Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.


Costa Cruzeiros amplia oferta no Brasil para temporada 2020/21

Na manhã da terça-feira (17), a Costa Cruzeiros promoveu um almoço e reuniu agentes e profissionais de Turismo para anunciar as novidades tanto desta temporada quanto da temporada que vem. O evento contou com a presença do embaixador Antonio Bernadini; Dario Rustico, gerente geral da América do Sul e Central; Neil Palomba, presidente global; e Massimo Brancaleoni, vice-presidente sênior de Vendas Globais.

De acordo com Bernadini, o Brasil recebe cerca de seis milhões de turistas e a expectativa é que esse número venha a dobrar, por conta de ações governamentais que estão sendo realizadas para que isso seja possível. Por isso, afirma que é um mercado que tem muito espaço para crescer.


Temporada Brasileira

Uma das principais novidades anunciadas nesta terça-feira (17) é a adição de mais um navio para a temporada 2020/21. Além do Costa Pacifica e o Costa Fascinosa, também chegará à costa brasileira o Costa Luminosa. A embarcação foi construída em 2009, capaz de transportar até 2.826 hóspedes e conta com 1.130 cabines.

“Isso significa 328 dias operacionais contra 2019, um crescimento de 50% da nossa oferta e o transporte de mais de 40 mil passageiros. É uma ação que visa agradar aos clientes. A qualidade é muito importante, assim como a satisfação de nossos hóspedes. Estamos convencidos que vai agradar aos nosso consolidados e novos clientes”, finaliza o Palomba.

Dedicado à região do Rio da Prata, o Costa Luminosa chega em Santos no dia 30 de novembro de 2020 para doze roteiros de sete noites, co escalas em Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Até março de 2021, o cliente também poderá embarcar a partir do porto de Itajaí, em Santa Catarina. Além disso, serão cinco minicruzeiros, de três a quatro noites, com embarques em Santos, e percorrendo as cidades turísticas de Balneário Camboriú (SC) e Ilha Grande, no litoral fluminense.

A cidade de Santos também contará com embarque para os cruzeiros a bordo do Costa Fascinosa, capaz de acomodar 3,8 mil hóspedes, dedicado ao Nordeste do País. Serão 14 roteiros, de seis a sete noites entre dezembro de 2020 e março de 2021, visando pontos como Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Ubatuba, Balneário Camboriú, Porto Belo, Salvador e Ilhéus. A embarcação também fará seis minicruzeiros de três a quatro noites.

Para completar, por mais um ano, os brasileiros contarão com o Costa Pacifica – também com capacidade de atender 3,8 mil passageiros -, que parte do Rio de Janeiro para cruzeiros por Buenos Aires e Montevidéu. Com duração de sete e nove noites, os roteiros passam por Ilhabela, Búzios e Ilha Grande. No dia 31 de dezembro de 2020, o navio também atracará na praia de Copacabana para celebrar o Réveillon.

Fonte: BrasilTuris


Gostou dessa matéria? Confira mais sobre viagens e turismo no blog da GoHouse!