A cidade do Rio de Janeiro tem a maior queda de preço dentre os imóveis no Brasil, é o que mostra o Índice FipeZap, que monitora os valores dos imóveis por meio dos anúncios das propriedades na Internet.

De acordo com o levantamento, 8 dos municípios em pauta apresentaram elevação no valor de locação; casos de Curitiba, Recife e São Bernardo do Campo, municípios que indicaram o maior aumento no valor de aluguel.

Já os municípios com maior queda no preço dos imóveis nos últimos 6 meses foram: Rio de Janeiro (-0,66%); Salvador (-0,63); e Florianópolis e Fortaleza (ambas em -0,54%).

Rio de Janeiro tem a maior queda de preço dos imóveis entre capitais

Rio de Janeiro possui a maior queda no preço do aluguel

Dentre todas as capitais do país, o Rio de Janeiro foi a que teve a maior queda no preço do aluguel nos últimos 12 meses, com sua variação no valor de -6,14%.

O Rio de Janeiro anda “em contra-mão” em relação à outras cidades do Brasil, já que, conforme o levantamento, 8 dos 15 municípios pesquisados apresentaram, ao contrário da “Cidade Maravilhosa”, aumento nos preços de locação.

Este cenário decorre da falência do estado que nos últimos anos atrasou salários e deixou de pagar fornecedores, do aumento da violência que culminou com a intervenção federal no começo deste ano e por final a derrocada da indústria do petróleo consequência das políticas adotadas durante o governo Dilma.

Clique aqui e confira matéria completa da Folha de São Paulo sobre o tema.

Mercado de locação tradicional encontra-se fragilizado

Aluguéis tradicionais não demonstram ser a melhor opção

O mercado de aluguel tradicional passa por momento bastante difícil. Veja algum dos destaques negativos:

  • O preço das locações caíram pelo menos 35% desde o pico em 2012.
  • Os imóveis demoram em média 9 meses para serem alugados segundo as grandes administradoras de locação.
  • A inadimplência está recorde com grande números de locatários sem pagar o aluguel.

Além disso o proprietário ainda precisa pagar o primeiro aluguel para a imobiliária e até 10% na administração do imóvel. Isto tudo gera uma baixo rentabilidade ao proprietário e um altíssimo risco representando um investimento ruim.

Aluguel por temporada é ótima opção para pagar custos do imóvel no cenário dificil

Alugar por temporada pode ser boa saída para arcar com os custos do imóvel

A GoHouse entende que o aluguel por temporada é a melhor opção disponível em mercado para este momento difícil. Veja as vantagens do aluguel por temporada:

  • A GoHouse gera renda ao proprietário em até 15 dias após anúncio do imóvel. O ganho de dinheiro é rápido e ajuda a pagar os custos.
  • Não há risco de inadimplência. Todos os locatários pagam 100% da locação antes de entrar no imóvel.
  • Ao longo do tempo a opção é até 6 vezes mais rentável quando comparado ao aluguel tradicional. Na GoHouse, o objetivo é sempre obter ocupação anual de pelo menos 60% em seus imóveis para temporada, número no qual o proprietário tem 50% de rentabilidade a mais em comparação ao que o mesmo teria se alugasse o imóvel tradicionalmente.

Confira mais sobre o assunto em outro estudo anterior feito pela GoHouse clicando aqui.

Modalidade em franco crescimento.

O aluguel por temporada é uma modalidade em constante crescimento no Brasil. Caso esteja enfrentando dificuldades para arcar com os custos de seu imóvel, alugá-lo para temporada pode ser uma boa opção.

Imóveis bem mobiliados e que possuem comodidades diversas, como ar condicionado, internet Wi-Fi e móveis de boa qualidade podem receber rentabilidade excelente se anunciados para aluguéis em temporada.

Em estudo feito pela GoHouse no início do ano, conferimos a rentabilidade de nossos imóveis em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a ocupação dos imóveis disponíveis em São Paulo ultrapassaram 70%, proporcionando excelente retorno aos proprietários dos imóveis, já que eles arrecadaram até 6x mais que no aluguel tradicional.

Já no Rio de Janeiro, onde estão localizados a maioria de nossos imóveis, também obtivemos excelentes resultados, em bairros diversos, como Ipanema, Centro, Glória, Copacabana e Barra da Tijuca.

Importante mencionar que a modalidade além de legítima é legal. Veja post recente no qual explicamos as leias que regulamentam e protegem o aluguel por temporada. Clique aqui.

Possui um apartamento mobiliado e que entender mais como funciona? Preencha nosso formulário e entraremos em contato.