Chegou a hora de lucrar um bom dinheiro com o aluguel para temporada, mas, calma, é preciso seguir alguns passos para fazer dessa vontade um negócio que aumente sua renda mensal sem trazer transtornos.

Quero alugar meu apartamento para temporada sem dor de cabeça

Por onde começar? O que devo saber? Como não cair em ciladas?

O primeiro passo é pesquisar:

  • Sites que anunciam aluguel de apartamento para temporada e escolher aqueles que são conhecidos e acessados. É muito provável que seu futuro inquilino esteja lá a procura de um apartamento para passar uma temporada;
  • Valores médios cobrados por aluguel de apartamento por temporada. Se você quer alugar mais rápido terá que ter um preço atraente. Isso quer dizer que seu aluguel deve estar na média dos cobrados por locadores da mesma área onde está seu apartamento;
  • Pessoas idôneas para alugar seu imóvel. No caso de optar por fazer particular, a pesquisa deverá ser feita em relação ao futuro locatário: se tem condições de alugar; como está o CPF da pessoa; se tem antecedentes criminais…

Quer mais dicas? Então baixe nosso e-book gratuito: Lucre mais com seu imóvel de temporada na crise

Sua lista para alugar seu apartamento para temporada

Para fazer um negócio de forma tranquila e segura, pode criar uma lista de itens que deve prestar atenção antes de alugar seu imóvel para temporada:

Item 1 – Mantenha tudo em ordem

Não basta querer alugar seu apartamento para temporada. É necessário que você mantenha o imóvel conservado. Um ambiente arejado e com tudo em perfeitas condições de uso chama a atenção e é mais facilmente alugado.

Se deseja alugar seu apartamento para temporada mais rápido, terá que manter a conservação do seu imóvel para que ele se destaque em meio a tantas ofertas que existem por aí.

Verifique:

  • Sistema elétrico: teste lâmpadas, interruptores, chuveiros, quadro de disjuntores.
  • Sistema hidráulico: veja se há entupimentos, registro de água, vazamentos, infiltrações.
  • Portas e janelas: veja se todas estão em perfeito funcionamento. Vidros quebrados e maçanetas emperradas precisam ser trocados.
  • Armários: veja se há alguma rachadura neles e se não há mofo.
  • Móveis: verifique se estão em boas condições de uso.
  • Eletrodomésticos e eletrônicos: teste todos e veja se funcionam.

Essa vistoria vai ajudar a evitar problemas no futuro.

Veja também: GUIA: como anunciar apartamento para temporada 

Item 2 – Pense no valor do aluguel

Outro item importante é o que diz respeito ao valor cobrado pelo aluguel do apartamento para temporada. Lembre-se de que a pessoa optou por essa modalidade por conta da economia que poderá fazer.

O mais recomendado é que você veja qual o valor médio que é cobrado por um aluguel de apartamento para temporada como o seu. Se seu valor ficar na média, as chances de você alugar serão muito maiores.

Mas, mantenha-se flexível. Você quer alugar seu apartamento para temporada, e percebe que o tempo passa e nada de alugar. Reveja o valor cobrado e pense na possibilidade de torná-lo mais competitivo ainda.

Confira: Como alugar apart hotel no Rio de Janeiro e se dar bem

Item 3 – Tire fotos e anuncie

É hora de anunciar. Tire boas fotos do seu apartamento por aluguel (dos cômodos e de eletrodomésticos, armários, eletrônicos) e da infraestrutura do prédio (piscina, manobrista, segurança).

Com as fotos em mãos, é hora de anunciar.

Item 4 – Cuidados com a segurança

Para maior segurança, dê preferência por fazer esse negócio com intermediação de uma imobiliária idônea, ou mesmo um site que preste este serviço de administração de aluguel por temporada.

Se decidir fazer como particular, tenha consciência de que terá o trabalho de pesquisar sobre as condições de seu futuro locatário; redigir um contrato claro e objetivo; fazer a vistoria com locatário; ficar atento aos pagamentos das contas mensais; e encerrar o contrato com a vistoria final.

Caso tenha algum problema, que não consiga resolver direto com locatário, precisará buscar seus direitos na Justiça.

Veja mais: Guia: 5 dicas práticas para você aprender como anunciar casa para temporada 

Agora que você já viu que não basta apenas querer alugar seu apartamento para temporada – tem que saber como fazer isso da melhor forma – que tal clicar aqui e saber agora como investir em imóveis para alugar e sair no lucro em 6 passos?

Alugue seu apartamento por temporada com a GoHouse:

anuncie seu imovel por temporada com a GoHouse