Talvez você não associe a imagem ao nome, mas com certeza você já visualizou a Pedra da Gávea, seja em uma foto, cartão postal ou mesmo trecho de novela.

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea possui um recorde mundial que não será superado tão cedo: é a maior pedra à beira do mar do planeta. Apesar da popularidade de suas trilhas, não é qualquer um que pode – e deve – chegar no topo!

Pedra da Gavea

Seu tamanho é majestoso, bem como as vistas que podem ser deslumbradas ao longo de uma escalada na Pedra da Gávea. Com 847 metros acima do nível do mar, o que se vê do cume desta montanha é uma imagem privilegiada de muitos pontos do Rio de Janeiro. Outro fator importante que define a fama são os voos de asa delta de saem de lá.

É comum comprar um voo na orla de São Conrado e seguir de carro até o ponto de partida. Quem já praticou essa atividade, afirma: a vista é indescritível, e o passeio é delirante de tão gostoso!

Na cidade do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea ganhou o título de ser a mais difícil, e não é à toa. O número de acidentes que ocorre ali é alto devido aos alpinistas desavisados que resolvem se aventurar no local. A quantidade de resgastes que acontecem na pedra também é elevado.

Outra característica do local é a grande exposição aos efeitos da erosão, devido à altura e posição que ocupa: perto do mar e sem obstáculos ao redor. Isso influencia também na vegetação da Pedra da Gávea, esgotada nos pontos mais altos da montanha, e formada principalmente pelo capim.

Possui imóvel na Barra da Tijuca ou São Conrado? Anuncie com a GoHouse e alugue rápido.

Curiosidades sobre a Pedra da Gávea, Rio de Janeiro

Pedra da Gávea

Apesar de ser tão exposta e conhecida, a Pedra da Gávea é certamente um local misterioso que coloca a cabeça de muitos pesquisadores para pensar!

O fato de a Pedra da Gávea ter aparecido como palco de alguns filmes brasileiros, incluindo Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, não é à toa. Essa formação rochosa conta com inscrições que nenhum explorador foi capaz de definir ao certo a origem, mas fala-se sobre um rei fenício que viveu aproximadamente 850 anos A.C..

Além dessas inscrições extremamente antigas, na Pedra da Gávea existem ainda diversos aspectos que ressaltam esse lado misterioso. O fato de um dos lados do topo ter a aparência de um rosto de um senhor, sendo possível identificar dois olhos, nariz (que pode ter caído há tempos) e orelhas também deve ser notado. Alguns desconfiam que a Pedra da Gávea, devido ao formato, é o túmulo do rei fenício Badezir.

Cavidades que formam grutas e portais ao redor da cabeça podem ser avistadas por quem escala a pedra, além da aparência semelhante a uma esfinge.

Ou seja, a Pedra da Gávea é um lugar ímpar no Brasil, cheia de mistérios e beleza. Conheça outros pontos turísticos do Brasil em nosso blog.