Da maneira como os canais vão atraindo cada vez mais viajantes; sites de de imóveis lotam de proprietários buscando anunciar no aluguel por temporada.

Com tantos imóveis de temporada anunciados pelos canais, necessita-se tempo e esforço para fazer com que seus anúncios se destaquem.

O melhor jeito de sair da mesmice, é evitar os erros que a maioria das pessoas que anunciam locações por temporada cometem.

Para garantir que seu anúncio seja visto; seja clicado; e finalmente, se torne uma reserva, esteja ciente dos 9 erros mais comuns em anúncios de imóveis para temporada.

1- Usar caixa alta em todo o seu anúncio

Evite usar o caps lock a todo momento, ao anunciar no aluguel por temporada. Essa é uma regra fundamental para se estar atento em suas comunicações, tanto pessoais como profissionais; porque, quando você digita tudo em caixa alta, isso soa como se você estivesse “gritando”. Mesmo que você talvez queira enfatizar o seu “NÃO FUME NO APARTAMENTO”, digitando dessa maneira, completamente em caixa alta, pode soar como agressivo.

2- Escrever um título confuso para a sua propriedade ao anunciar no aluguel por temporada

Idealmente, seu título deve ter em torno de 70 caracteres. O título de uma propriedade de aluguel por temporada de alto nível deve incluir alguns dos atributos seguintes; e claro, ser atualizado ocasionalmente, caso haja mudanças na configuração do imóvel:

  • Agregar os aspectos únicos do imóvel
  • Deixar claro o tipo da propriedade (vila, apartamento, casa, cabana)
  • Destacar comodidades especiais (chuveiro quente, varanda, churrasqueira, Wi-Fi)
  • Esclarecer se aceita famílias ou pets
  • Especificar a distância para atrações próximas (praia, parques, etc)

3- Esquecer de deixar claro as informações de área e tamanho do imóvel

Lembre-se que seus possíveis hóspedes estarão esperando obter o máximo de informação o possível para ajudá-los a ter noção de como seriam as suas estadias na sua propriedade. Para muitos viajantes, o espaço do imóvel é um fator crucial em suas tomadas de decisão.

Ou seja, a área de seu imóvel deve ser fornecida (em metros quadrados) em seus anúncios.

4- Não dar a devida atenção à sua descrição

A descrição de seu anúncio de aluguel por temporada deverá ter entre 300 e 400 palavras. Essa é uma etapa importantíssima e não deve nunca, ser deixado de lado.

Se trate de uma síntese que clarifica tudo sobre seu imóvel e o que ele oferece, além de detalhes extras.

  • Destaque os detalhes principais da propriedade na primeira frase
  • Detalhe o tamanho e o tipo de propriedade
  • Especifique informações sobre os quartos e o banheiro
  • Mostre as suas comodidades
  • Diga para quais grupos, sua propriedade é ideal (crianças, casais, etc)

5- Não dispor do máximo de fotos do imóvel que o portal permite

Sempre faça o upload do máximo de fotos que o portal permite. Se possível, todas as fotos deverão ainda; possuir uma legenda específica.

Não se esqueça de incluir fotos do exterior e fotos dos melhores pontos do seu imóvel.

A primeira foto é normalmente utilizada pelos portais como miniatura (ou capa); portanto, essa deve ser clara, única e excepcional!

6- Mostrar preços para menos de 9 meses

Dependendo do tipo de sua propriedade e o período da temporada, viajantes podem estar reservando com meses de antecedência.

Imóveis que são ideais para longa estadias, ou estão localizados em locais tradicionais devem considerar estender seu calendário para mais de 1 ano durante a alta temporada. Dessa forma, os hóspedes são capazes de reservar para o ano seguinte facilmente

Sem uma atualização regular do calendário e preços, sua taxa de pesquisa irá despencar e viajantes tenderão a ignorar seu imóvel por completo. O melhor a se fazer nessa situação, é implementar um sistema de atualização de preços funcional e automático, como o utilizado pela GoHouse.

7- Mostrar a disponibilidade do calendário de maneira incompleta

Uma das piores coisas que pode acontecer no mercado do aluguel por temporada é o overbooking. Isso força você a cancelar umas das reservas feitas para o seu imóvel e consequentemente, afeta negativamente o seu ranking nos portais.

Ao anunciar no aluguel por temporada, a disponibilidade de seu calendário deve ser atualizada constantemente. Fazer isso manualmente é um trabalho chato, longo e cansativo; porém, usando um software de channel manager, é mais simples de dar conta dessa tarefa e evitar casos de overbookings.

8- Deixar sua lista de comodidades incompleta

Uma grande lista de comodidades e atributos da propriedade deve ser fornecida em seu anúncio, incluindo:

  • O que há nos banheiros
  • Aquecedor ou ar condicionado
  • Disponibilidade do estacionamento
  • Informações sobre equipamentos de segurança
  • Entre outros.

9- Anunciar com erros de gramática

Seus anúncios devem estar livres de palavras escritas incorretamente, erros gramaticais e problemas de pontuação.

Faça uso do seu corretor ortográfico de preferência; e se possível, peça a um amigo para que revise seu anúncio antes de você concluir a publicação.

Escrever corretamente passa uma imagem maior de profissionalismo aos seus anúncios.


Cheque seus anúncios e assegure-se de que não está cometendo nenhum dos erros citados acima. Anúncios mal otimizados afetam diretamente a sua posição nas páginas de busca!

Gostou dessa matéria? Confira muito mais sobre aluguel por temporada no blog da GoHouse!