A GoHouse acaba de implementar o sistema de precificação de imóveis de aluguel por temporada mais sofisticado do Mundo.

Cerca de dois anos atrás anunciamos em nosso blog o lançamento de nosso primeiro sistema de Revenue Management, focado na precificação dos nossos imóveis de temporada.

Naquela época compartilharmos as vantagens do novo sistema assim como o impacto que o mesmo poderia ter em nossas locações. Resultado que se mostrou verdadeiro visto o crescimento de mais de 150% que tivemos em nosso número de locações desde então.

Leia aqui o post da época para entender melhor como o sistema funcionava.

Limitações do sistema antigo de precificação

Apesar de bastante completo o sistema de precificação antigo tinha uma limitação relevante. Ele não levava em consideração automaticamente os dados de concorrência e mercado.

Tínhamos que fazer estudos semanais para medir a ocupação dos imóveis e flutuações na demanda e assim refletir no sistema para que ele levasse em consideração nas precificações dos imóveis.

Outra limitação grande é que ele não conseguia levar em consideração as condições de mercado individuais de cada imóvel. Tínhamos que colocar imóveis em grupos as quais as curvas de precificação ficam iguais.

Assim por exemplo, um imóvel na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro tinha precificação parecida a imóvel em São Conrado, ou imóvel no Centro de São Paulo tinha precificação parecida a imóvel na Avenida Paulista.

Esta simplificação, obviamente gerava ineficiências e uma pior precificação dos imóveis.

Exemplo real da oportunidade perdida com o antigo sistema

Uma situação que deixava bastante clara a deficiência do antigo sistema era a oportunidade de precificação melhor quando na existência de eventos menores.

No Rio de Janeiro, temos um exemplo claro que são imóveis próximos ao centro de exposições do Riocentro. O local tem evento o ano todo e sempre nos preocupamos com isso, porém sem os dados de demanda em tempo real ficava difícil medir se tais eventos geravam oportunidade de subir os preços.

Assim recorrentemente, acabávamos por alugar os imóveis com diárias mais baratas que o necessário.

Entenda o novo sistema de Revenue Management da GoHouse

O novo sistema de revenue management da GoHouse possui o que há de mais avançado no mundo da hospedagem. Entenda como funciona:

  • Para cada imóvel da GoHouse, o nosso sistema identifica 150 imóveis próximos nos sites do Airbnb, Booking.com e AlugueTemporada, e o define como grupo parâmetro para precificação.
  • Em seguida, o sistema calcula a ocupação desse grupo de imóveis para cada dia do ano nos próximos 12 meses, obtendo assim conhecimento da demanda para cada dia.
  • Baseada nessa informação, o sistema sugere a precificação individual do imóvel para cada dia do ano.
  • A cada dia a precificação sugerida para todos os dias é recalculada e atualizada. Períodos com alta mais rápida de ocupação tem preços imediatamente aumentados.

Assim, por exemplo, caso haja algum evento ou situação próximo ao imóvel que leve os imóveis competidores a terem um aumento repentino de ocupação, o nosso sistema identificará a situação rapidamente e refletirá em todos os imóveis que temos na região.

O mesmo funciona ao contrário. Caso a velocidade de vendas e ocupação dos imóveis esteja abaixo do ideal o sistema automaticamente abaixará a diária garantido a ocupação do imóvel.

Outras funções do sistema

Além de levar em consideração a demanda em tempo real, o novo Revenue Management de aluguel por temporada da GoHouse possui outras funções já disponíveis em nosso sistema anterior e que garantem vendas adicionais. Veja abaixo:

  • Promoção de última hora – se o imóvel está vazio hoje e a probabilidade de alugar já reduziu bastante é importante colocar uma promoção de última hora. Assim o imóvel ganha destaque nos sites e ter maior chance de receber reserva.
  • Promoção para pequenos intervalos vazios – imagina que o imóvel tenha dois aluguéis, ficando somente um intervalo de três noites entre as locações. Visto a maior dificuldade de preencher o período exato é interessante ter algum tipo de promoção para tornar o imóvel mais atrativo para o período.
  • Promoção por longa estadia – hóspedes que procuram imóvel por mais tempo como semanas ou meses passam a ter mais opções de acomodação e conseguem melhores descontos em negociações individuais. Por isso é importante que sejam dados descontos para hóspedes que ficam mais tempo, pois estes garantem uma ocupação completa do calendário, maior rentabilidade e menor rotatividade na unidade.

Resultados esperados

O novo sistema de precificação ficou em testes por um período e já apresentou excelentes resultados. Rapidamente ficou claro o impacto através do maior número de locações e aumento sensível do valor das diárias.

Esperamos que em um horizonte de no máximo três meses, nossos proprietários recebam valores de diárias em média 18% maiores ao que vinham recebendo. É muito mais lucro no bolso dos proprietários.

Imagina por exemplo um proprietário com renda mensal com a GoHouse de R$5.000,00 brutos. Este proprietário tem custos de R$1.000,00 mensais com condomínio e IPTU, R$300,00 com energia e R$100 com TV a cabo e internet, sobrando assim R$3.600,00 líquidos por mês.

Caso a receita do mesmo aumente em 18% ele passará a receber R$5.900,00 sendo que como os custos são fixos, o lucro passará de R$3.600,00 para R$4.500,00, um aumento de 25%. Um excepcional aumento de resultado em apenas três meses.

Conclusão

Ficamos felizes em anunciar o nosso sistema, pois esperamos que o mesmo seja uma revolução para os resultados da GoHouse e de nossos proprietários.

A nova ferramenta é única no Brasil e coloca mais uma vez a GoHouse como a líder em gestão de aluguel por temporada no Brasil.

Fique ligado em nosso blog para acompanhas novos lançamentos que anunciaremos em breve. O ano de 2019 apenas começou.