Ir para São Paulo e não conhecer o Mercado Municipal de São Paulo é perder uma das maiores atrações da cidade.
Conheça tudo sobre o local.

Mercado Municipal de São Paulo

Em 1928 começavam as obras para inaugurar o Mercadão de São Paulo. Comandada pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (responsável também pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca), a construção tomou um rumo majestoso, criando um prédio com vitrais lindos de Conrado Sorgenicht Filho, hoje, característica marcante do local. Nesses vitrais, retrata-se imagens da agricultura e da agropecuária.

O desenho das fachadas foi feito por Felisberto Ranzini, e o interior conta com bastante espaço para comerciantes e clientes, se tornando um passeio que, hoje, é indispensável para quem quer conhecer a vida em São Paulo.

No ano de 1933, o Mercadão de São Paulo abria suas portas pela primeira vez para o público. Substituiu em peso o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março.

Seus 10.890 metros quadrados (hoje, 12.600m²) passaram a reunir comerciantes de todos os cantos da cidade, e até mesmo do país.

Em pouco tempo, o Mercadão de São Paulo se tornou uma parada obrigatória nos roteiros turísticos da cidade. Além de ter uma arquitetura imponente admirada por quem a observa, o local também se tornou muito procurado por profissionais, estudantes e amantes de culinária.

Mercado Municipal

Em 2004, o Mercadão de São Paulo passou por uma forma que restaurou seus aspectos mais marcantes, como os vitrais, suas abóbadas e colunas. Atualmente, o Mercadão de São Paulo se tornou um importante polo gastronômico da cidade famoso, especialmente, pelo generoso sanduíche de mortadela oferecido no local.

Além de ser um ponto de encontro dos paulistanos, o Mercado Municipal de São Paulo conta com diversos quiosques com lanches e bebidas. Além disso, é o único lugar da cidade onde é possível encontrar frutas fora de época, algumas especiarias e temperos raros.

E, para facilitar o acesso de seus frequentadores, já existem planos para mais um estacionamento no local, só que dessa vez, subterrâneo. Porém, as obras ainda não têm data de previsão para começar.

O Mercadão de São Paulo fica aberto para os comerciantes a partir das 2h30 e, para o público, após 5h. Ou seja, se segunda a sábado a partir das 5 da manhã, os moradores e visitantes da cidade têm à disposição um dos maiores mercados públicos do país. Com 10 metros de pé direito, esse centro de alimentação, abastecimento e lazer é certamente um ponto indispensável de visitação para quem vai à SP.

Endereço do Mercado Municipal de São Paulo

Rua Cantareira, 306 – Luz
Telefone do Mercadão de São Paulo
(11) 3228 0339

Horário de funcionamento do Mercadão de São Paulo

Segunda a Sábado: 5h – 16h
Não abre aos domingos.

Site do Mercadão de São Paulo

E veja dicas de outras de atrações de São Paulo e do Brasil em nosso blog clicando aqui.