Os proprietários de imóveis para aluguel por temporada também devem declarar os seus ganhos obtidos no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019.

Se o valor arrecado for menor do que R$2 mil, há isenção de imposto. Caso os ganhos sejam maiores de R$ 2 mil mensais, a declaração deverá ser feita normalmente.

O pagamento desses casos deverá ser feito por ‘Carnê Leão’, que é um meio de recolhimento mensal obrigatório para o contribuinte que recebe pagamentos de pessoas físicas ou vindas do exterior; que não há descontos de impostos na fonte.

Uma das vantagens é a possibilidade de se descontar as despesas da manutenção do imóvel; como a mensalidade do condomínio, por exemplo.

Na momento da declaração do imposto de renda, o contribuinte que tenha pagado o Carnê Leão, poderá relacionar os ganhos na coluna ‘Aluguel’, e no canto direito, na coluna ‘Darf’, informar o quanto já pagou de impostos durante o ano.


Como declarar Imposto de Renda no aluguel de temporada

Todos os cidadãos que tem rendimento acima de um estipulado valor, seja pessoa física ou jurídica, deve se comprometer a declarar o Imposto de Renda à Receita Federal.

O Imposto de Renda é cobrado todos os anos pelo Governo Federal sobre os valores declarados obtidos em salários, alugueis, investimentos e etc. Além disso, a declaração é sempre feita baseada nos rendimentos obtidos no ano anterior.

A regra é simples: quem ganha mais,  paga mais; e quem ganha menos, paga menos.

Ao declarar, é necessário que tenha todos os seus informes de rendimento, tais quais:

  • Extratos bancários;
  • Rendimentos trabalhistas;
  • Comprovantes de compra ou venda de bens, e demais rendimentos que demonstrem lucro obtido.

O prazo para a entrega das declarações se encerra no final de Abril.

Para declarar, existem duas opções: através do aplicativo disponibilizado pela Receita; e através do portal e-CAC.

Aplicativo

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais do Android e do iOS. É um programa simples e intuitivo, que te possibilitará declarar seus ganhos em poucos minutos.

Portal e-CAC

No computador, para declarar seus ganhos você deverá fazer o download do programa ‘IRPF 2019’, que te permite criar sua declaração e enviá-la diretamente para a Receita Federal.


Gostou dessa matéria? Confira outros posts e estudos sobre o aluguel por temporada no blog da GoHouse!