Vem se tornando cada vez maior o número de idosos que utilizam o aluguel por temporada para se hospedar durante suas viagens. E esse número não é crescente apenas entre os hóspedes, mas também é crescente entre os proprietários.

Pessoas com mais de 60 anos tornaram-se mais presentes em sites de aluguel por temporada nos últimos 12 meses, é o que diz pesquisa feita pela plataforma online Airbnb, que constata que o aumento de contas de idosos cresceram cerca de 93% nesse período.


Idosos aderem ao aluguel por temporada

A faixa etária entre os hóspedes com mais de 60 anos é a que mais cresce na plataforma, o que mostra que os idosos também estão começando a usar a tecnologia para escolher também seus meios de hospedagem, é o que garante Léo Tristão, diretor-geral do Airbnb no Brasil; e segundo Léo, o número de idosos que dispõem seus próprios apartamentos para alugar online também cresceu, e além disso, são os que têm as melhores avaliações!

Um exemplo disso é a aposentada gaúcha Daisy Adans, de 69 anos, que vive em João Pessoa.

Daisy vive os dois “lados da moeda” na plataforma: além de dispor seu imóvel para receber hóspedes, também aluga por temporada.

Como gosta de viajar por todo o país, Daisy utiliza o aluguel por temporada para se hospedar acompanhada por todo o Brasil; e acredita ser uma alternativa melhor do que a de se hospedar em hotéis, por ser mais vantajoso financeiramente e por ser sempre muito bem recebida nas acomodações, que costumam ser sempre muito bonitas e bem organizadas.

De acordo com Tristão, os proprietários de imóveis com mais de 60 anos são os que costumam ter as melhores reputações e avaliações de hóspedes no site, sendo 85% de suas estadias proporcionadas avaliadas com 5 ‘estrelas’, reputação máxima da plataforma, e ainda, são os proprietários seniores costumam ser os que mais lucram na plataforma;

Vale frisar também, que a maior parte dos locadores seniores de aluguel por temporada do site são mulheres, que formam cerca de 55% do total de idosos proprietários no Airbnb.

Apesar de a maioria dos idosos ainda preferirem os meios tradicionais de hospedagem, como os hotéis e as pousadas (segundo levantamento do Ministério do Turismo ao fim de 2017), o diretor-geral do Airbnb no Brasil garante que cada vez mais, os idosos vêm preferindo utilizar do aluguel por temporada para suas viagens, e tal fator é consequência dessa parcela de hóspedes acima dos 60 anos se importarem cada vez mais em usufruir de uma experiência de estadia única e autêntica, como no aluguel por temporada.

O fato de as acomodações serem mobiliadas contribuem para o crescimento de idosos adeptos ao aluguel por temporada, já que já são encontradas todas as comodidades necessárias para uma boa estadia nesses apartamentos.

Confira mais em matéria publicada recentemente pelo ‘Jornal do Comércio’ clicando aqui.


Gostou dessa matéria? Leia outros posts sobre o aluguel por temporada no blog da GoHouse!