O histórico hotel Novo Nundo, localizado no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, está com os dias contados. O estabelecimento, após 69 anos de funcionamento, encerrará as atividades no final deste mês de Fevereiro.

O motivo principal para tal decisão, segundo a administração do hotel, são as acumuladas dívidas.

Segundo Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, a notícia do encerramento das atividades do hotel Novo Mundo é triste e lamentável para o setor: “É um empreendimento tradicional da cidade. É uma perda para a indústria hoteleira”


Hotel Novo Mundo é o 13º hotel fechado no Rio após Olimpíadas

Hotel Novo Mundo é o 13º hotel fechado no Rio após Olimpíadas, e o Rio de Janeiro é a quarta capital com mais hotéis fechados após as Olimpíadas em todo o Brasil; atrás apenas de Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

Nos últimos 4 anos, aproximadamente 90 hotéis encerraram completamente suas respectivas atividades nas principais capitais do país; é o que afirma a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, diz em entrevista à Folha de São Paulo que a ocupação dos hotéis melhorou timidamente de maneira recente, porém, o faturamento diminuiu, tornando a situação dos hoteleiros mais complicada.

De fato, o problema se expande por todo o território nacional, porém, que mais sofreu foram, principalmente hotéis independentes e de pequeno porte.

Confira abaixo, o número de hotéis fechado nos últimos 4 anos, por capital:

  • Belo Horizonte: 23 hotéis fechados
  • Salvador: 21 hotéis fechados
  • Porto Alegre: 16 hotéis fechados
  • Rio de Janeiro: 13 hotéis fechados
  • Cuiabá: 7 hotéis fechados
  • Manaus: 4 hotéis fechados
  • Curitiba: 3 hotéis fechados

Saiba mais em matéria publicada pela Folha de São Paulo clicando aqui.


Conheça o Hotel Novo Mundo

O hotel Novo Mundo é localizado no Flamengo, e foi construído na década de 1940 a pedido do então presidente do Brasil, Gaspar Dutra, para receber os hóspedes de alto-escalão na Copa do Mundo, em 1950.

Desde então, hospedou diversos hóspedes ilustres; como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Luís Inácio Lula da Silva, Ricky Martin, Gisele Bündchen, Pelé, entre outros.

As suas instalações contavam com 231 apartamentos e suítes; além de 11 salões de convenção, sala de ginástica, massagem, pilates, cabeleireiro, boutique, bar e um restaurante.


Gostou dessa matéria? Confira mais notícias sobre hotelaria e turismo no blog da GoHouse!