O Airbnb é o maior e mais famoso site de aluguel por temporada do Mundo. Ele se tornou conhecido pelo seu layout moderno, sua facilidade de uso e ótima experiência de hospedagem para pessoas procurando alugar por temporada.

O surgimento e crescimento do Airbnb foi um dos grandes incentivadores de milhões de pessoas no mundo todo que passaram a ver o aluguel por temporada como uma opção real de hospedagem.  O site se tornou o líder absoluto no setor e uma empresa lucrativa, com avaliação de mercado cima de trinta bilhões de dólares.

Diante do exposto acima, seria natural supor que o Airbnb deveria manter seu foco no aluguel por temporada e fortalecer suas principais qualidade, correto? Errado.

Está semana o Airbnb anunciou parceria tecnológica com a SiteMinder, que é um dos maiores sistemas tecnológicos para redes hoteleiras do mundo.  A SiteMinder possui mais de 28.000 hotéis como clientes e que agora poderão anunciar no Airbnb diretamente de maneira fácil e rápida.

Veja abaixo a tradução do anúncio da parceria. Para verificar a versão original em inglês clique aqui.

Parceria com o SiteMinder torna mais fácil para os provedores de hospedagem tradicional chegarem à comunidade Airbnb.

São Francisco, EUA – A Airbnb lançou hoje sua primeira parceria de tecnologia hoteleira global com o SiteMinder, a plataforma líder em nuvem para hotéis para atrair e reservar convidados em todo o mundo. Sob a nova parceria, as empresas tradicionais de hospitalidade que utilizam o SiteMinder e conhecem os padrões de hospitalidade da Airbnb podem listar rapidamente e sem problemas quartos na plataforma. A nova tecnologia desenvolvida conjuntamente pelas duas empresas agora permitirá que os hotéis conectem informações de reserva ao seu sistema de gerenciamento existente em tempo real.

“Pequenos hotéis e pousadas têm usado a Airbnb e agora estamos criando novas ferramentas e parcerias para ajudar esses negócios locais a prosperar”, diz Cameron Houser, Gerente de Programa para Hotéis da Airbnb. “Estamos dedicados a trabalhar com pequenas empresas de hospedagem que se destacam em oferecer as melhores experiências de convidados e viver nossa missão de pertencer e não podemos pedir um parceiro melhor do que o SiteMinder. SiteMinder é o líder da indústria e estamos ansiosos para continuar a trabalhar em conjunto para apoiar hotéis boutique e cama e café da manhã ao redor do mundo “.

“Em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, a parceria do SiteMinder com a Airbnb oferece uma nova oportunidade para hotéis boutique e pousadas para atrair o crescente número de viajantes que procuram hospitalidade excepcional e uma autêntica experiência local”, diz Mike Ford, Diretor Gerente e Fundador do SiteMinder. “Estamos muito satisfeitos por fornecer uma solução de tecnologia inovadora que agora facilita a esses pequenos provedores de hospedagem chegar aos milhões de clientes que usam o Airbnb todos os dias e obter tempo para fornecer experiências memoráveis ​​para os hóspedes”.

Os mais de 28.000 clientes do SiteMinder incluem principais hotéis boutique, grupos de propriedade hoteleira e muitos outros provedores de hospedagem globalmente. Os hóspedes podem esperar as acomodações únicas e influenciadas localmente que esperam ao reservar uma lista Airbnb.

Os hotéis interessados ​​podem se inscrever para a conexão Airbnb aqui.

Opinião

Acredito que existem algumas razões fortes que motivaram o Airbnb a buscar ampliar seu portfólio em hospedagem para além do aluguel por temporada, o que no limite o tornará parecido com as grandes agências online como Booking.com e Expedia.com.

  • O crescimento desacelerou – após anos crescendo acima de cem por certo, os últimos números do site mostram agora crescimento por volta dos 20%, o que pode não ser suficiente para justificar o alto valor dado à empresa por investidores.
  • O aluguel por temporada virou uma opção de hospedagem conhecida e padrão – estudos feitos na Europa e nos EUA mostram que o aluguel por temporada já é bastante conhecido e adotado, principalmente pelas pessoas mais novas. Este público agora escolhe um imóvel por temporada se viaja em família ou por período longo ou fica em hotéis em viagens curtas e em pequenos grupos. Ou seja, as pessoas estão escolhendo as opções de acordo com o tipo de viagem e visto que as grandes agências estão entrando forte no aluguel por temporada o Airbnb terá desvantagem caso não ofereça também hotéis.
  • Websites com mais opção tem mais sucesso – estudos mostram que website que possuem mais opção tem maior probabilidade de converter o visitante em cliente. Assim ao oferecer também hotéis o Airbnb pode aumentar significativamente as opções de hospedagem e consequentemente suas vendass

E pra você proprietário de um imóvel de aluguel por temporada e que anuncia no Airbnb pode estar pensando. O que pode significar ter que competir também com anúncios de hotéis?

Em minha opinião pouco muda. As pessoas que hoje procuram uma opção de hospedagem no Airbnb já estão pré-dispostas a alugar um imóvel de temporada e o fato de virem hotéis como opção pouco alterará sua escolha de hospedagem.

Na verdade o efeito pode até ser positivo, pois trará ao site um público que hoje não vê nossos imóveis como uma opção de hospedagem e que terão maior conhecimento da modalidade.

Além disso, o setor de agências online passa por grande concentração em pequeno número de empresas e o aumento da competição com a entrada do Airbnb na hotelaria pode acirrar um pouco a competição produzindo assim um cenário mais benigno para os gestores de temporada e as redes hoteleiras.

Assine nossa newsletter visitando nosso blog e veja outros estudo sobre o setor de aluguel por temporada, hotéis e hospedagem em geral. Clique aqui.