A melhor parte que é programar uma viagem ao Rio de Janeiro você já fez, mas e como conhecer cada cantinho da cidade sem perder um segundo de tudo que o Rio tem a oferecer?

Nessas horas, o melhor mesmo é contratar um guia de turismo do Rio de Janeiro para evitar que o viajante se perca e acabe reduzindo o tempo da diversão durante a viagem.

Toda cidade sempre oferece uma sede com guias autorizados e qualificados que podem ajudar no seu turismo e melhorar a sua viagem.

Por exemplo, o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, que dispõe de profissionais qualificados para um bom tour pela cidade.

Confira nossas dicas de guias turísticos no Rio de Janeiro e aproveite o melhor desta cidade maravilhosa!

Guias de turismo do Rio de Janeiro

guia turístico no Rio de Janeiro
Um guia deixa sua viagem mais agradável

Todos os guias de turismo no Rio de Janeiro são pessoas cadastradas no Ministério de Turismo da cidade e possuem total qualificação para acompanhar viajantes individuais ou grupos.

E se você está em alguma excursão, não tem problema nenhum, os guias turísticos do Rio de Janeiro também são habilitados para orientar esse tipo de viagem e inclusive podem garantir uma segurança maior a todo o grupo durante a estadia.

Sem falar que com a ajuda de um guia, você sempre vai saber o que fazer no Rio de Janeiro.

Confira o que é possível ao contratar um guia de turismo no Rio de Janeiro:

  • Ter o despacho de bagagens orientado a todo tempo, independente do terminal de embarque (marítimo, aéreo, fluvial, rodoviário e ferroviário);
  • Guias bilíngües que podem atender tanto brasileiros como estrangeiros.
  • Roteiro previamente estruturado, para que o caminho seja otimizado assim como o tempo do viajante.

Lembre-se que fazer contato direto com o profissional de turismo pode ser uma boa forma de economizar, já que muitos trabalham por conta própria mesmo com o cadastro no sindicato.

Isso ajuda também a planejar os locais que deseja visitar com mais tranqüilidade e com muito mais dicas por um valor bem mais amigável.

Sugestão de guia turístico do Rio de Janeiro

guia turístico no Rio de Janeiro
Um bom guia turístico do Rio de Janeiro

Quem não está com grana para contratar um guia de turismo pode também optar pelo bom e velho livro guia turístico.

Há vários títulos no mercado que podem dar boas dicas na hora de se aventurar pela cidade, são todos ilustrados, fáceis de entender e disponíveis em várias línguas.

Os livros são encontrados em livrarias brasileiras e também no exterior, já que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais procuradas para quem quer curtir um bom sol.

Um dos guias turísticos do Rio de Janeiro mais vendidos é o que compõe a coleção turística do Jornal Folha de São Paulo, mas existem várias outras opções com diferentes faixas de preço para ajudar o viajante.

A opção de adquirir um livro como guia ainda dá a possibilidade de ter belas fotos profissionais dos locais visitados e ficar com a lembrança da viagem para sempre.

Mas lembre-se sempre de procurar edições atualizadas e que tenham também um mapa da cidade para ajudar na locomoção.

Confira as facilidades de se ter um guia de turístico:

  • O guia de turístico pode ser adquirido bem antes da viagem e estudado com calma pelo viajante;
  •  Pode ajudar ter sempre um mapa por perto ou telefones úteis para táxis e emergências;
  •  Você gasta menos e pode ainda reutilizar nas próximas viagens.

Tanto um profissional como um livro são importantes para o viajante que chega ao Rio de Janeiro, não importa qual serviço você vai escolher, mas sim, como vai se divertir e aproveitar intensamente a cidade.

Conheça também as melhores praias do Rio de Janeiro e as