O Estádio do Maracanã é considerado o estádio de futebol mais famoso do Mundo. Por muito tempo também foi o estádio com a maior capacidade de acomodação de torcedores.

Por que fazer uma visita ao Estádio do Maracanã?

A sua visita ao Maracanã certamente será uma experiência inesquecível. Afinal de contas, o local é um marco da história do futebol brasileiro e de outras formas de expressões culturais, como shows de música e dança.

Sua construção começou em 1948 e, apenas dois anos mais tarde, era inaugurado o Estádio Jornalista Mário Filho, hoje com capacidade para quase 80 mil torcedores. No mesmo ano em que abriu as portas, o “Maraca” foi palco de diversas partidas da Copa do Mundo daquele ano, repetindo o feito em 2014.

Fazer uma visita ao Maracanã é pisar no mesmo lugar em que aconteceram feitos consagrados e históricos, como o milésimo gol de Pelé, o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, competições de Jogos Pan-Americanos (em 2007), Copa das Confederações, Copa do Mundo, etc.

Em outras palavras, fazer uma vista ao Maracanã é indispensável para quem quer fazer um passeio cultural, divertido e, claro, histórico. Vai pela gente: vale a pena conhecer o maior estádio do Brasil se você estiver no Rio!

Quero fazer uma visita ao Estádio do Maracanã!

Quando agendar uma visita ao Maracanã, confira se o mesmo encontra-se aberto para turistas. Dessa forma, você poderá conhecer lugares muito legais nos bastidores do estádio, como a Tribuna de Imprensa, vestiários, Tribuna de Honra, Camarotes e parte do acervo histórico do local.

Porém, mesmo que a sua visita ao Maracanã não inclua tudo isso, não tem problema. O importante mesmo é poder entrar e ver ao vivo aquele gramado que já abrigou eventos esportivos e culturais brasileiros e internacionais. Se você aprecia a história do Brasil e do mundo, seja no futebol ou em expressões culturais, não deixe fazer uma visitação ao estádio mais emblemático do país.

Quer saber como fazer uma visita ao Maracanã e diversos outros lugares emblemáticos do Rio de Janeiro? Existem diversas agências e websites que vendem o tour para o Maracanã e a do IngressoCerto é uma dela. Visite e veja os preços e especificações do tour.

estádio do maracanã

Ingressos para o Maracanã

Agora se o seu objetivo é assistir um jogo de futebol no Maracanã, você deve comprar ingressos para o jogo no website do time que jogará no estágio.

Mais recentemente somente os times do Flamengo e do Fluminense têm jogado no local. Por isso separamos abaixo o website de ambos os times para caso deseje comprar os ingressos:

Página de ingressos do Flamengo
Página de ingressos do Fluminense

História e evolução recente

O Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido desde o início como o grande Maraca foi inaugurado em 1950 para a copa do Mundo de Futebol que aconteceu naquele ano.

Após sua fundação o estádio já foi palco de diversos grandes jogos como a final da Copa do Mundo, finais de Taça Libertadores e Campeonato Brasileiro e do Mundial de Clubes. Além disso foram realizados diversos grandes shows como o do Coldplay que aconteceu em 2016.

Atualmente o local encontra-se abandonado devido ao fato de a administradora Odebrecht ter devolvido a concessão ao governo do estado em meados de 2017. O governo tem desde então tentado repassar novamente o estádio para administração de outra empresa privada o que até este momento não aconteceu.

O grande complicador tem sido ao alto custo de manutenção do estadio, alinhado a redução dos jogos no local e de shows devido a grade crise econômica que o pais e principalmente estado passa. Muitos shows de artistas famosos vêm sendo confirmados no Brasil em 2017, porém não passarão pela cidade do Rio de Janeiro, entre eles do U2 e do Coldplay.

A capacidade atual é de 78838 espectadores o que o configura ainda como o maior estádio no Brasil.

 

Saiba mais sobre outros pontos turísticos do Rio de Janeiro no Blog da GoHouse!