A cobrança de energia é uma questão complicada e que gera questionamento principalmente dos proprietários mais novos.

Atualmente realizamos a cobrança das locações para estadias acima de 10 noites após o check out. Fazemos a cobrança no cartão de crédito deixado em garantia na reserva e no caso de insucesso enviamos emails seguidos com o objetivo de receber o valor.

Acompanhamos nossos indicadores de sucesso ativamente e atualmente conseguimos cobrar cerca de 56% das energias devidas. Número que pretendemos melhorar com algumas melhorias de processos.

Chegamos a esta metodologia de cobrança após cobrarmos diversos modelos ao longo dos últimos 7 anos. No final entendemos que este modelo proporciona o melhor equilíbrio entre o proprietário que precisa receber o valor e o hóspede que reclama muito por cobrar um valor extra além das diárias.


Abaixo listo algumas opções que já testamos e o motivo de o modelo não ter dado certo.

1. Por que a GoHouse não faz a cobrança no relógio?
A cobrança em relógio é inviável, pois muitos prédios não nos dão acesso ao mesmo, além disso, muitos hóspedes saem muito cedo ou de madrugada o geraria um custo extra de operação que teria que ser repassado aos aluguéis.

2. Por que a GoHouse não adiciona ao valor da diária em todas as locações?
A GoHouse possui sistema de precificação avançada que analisa a ocupação do imóvel e os concorrentes próximos, assim entendemos que temos boa assertividade em precificar nossos imóveis com a diária mais alta possível. Assim repassar o custo de energia à diária atual significaria ter os imóveis com preço acima do que nosso modelo sugere, o que provavelmente reduziria muito as locações.

3. Por que a GoHouse não faz a cobrança por fora da diária no momento do check in?
Testamos este modelo em 2016 e apesar de nossa taxa de cobrança ter aumentado bastante houve um grande aumento das reclamações dos hóspedes. Ao longo do tempo percebemos que cerca de 30% dos comentários negativamos que recebemos era por esse motivo.

Comentários negativos afetam e muito a locação dos imóveis. Assim preferimos ter um equilíbrio melhor, pois entendemos que o prejuízo causado pelos comentários ruins era maior que a menor cobrança da energia.

Importante mencionar que a cobrança de energia não acontece na grande maioria dos países e por isso o índice de reclamação dos estrangeiros é muito alto.

4. Como faço para acompanhar meus pagamentos de energia?
Em seu login adicionamos automaticamente um arquivo sobre energia para todas as locações que fazemos. O arquivo é gerado e adicionado à pasta da reserva.
O arquivo menciona se não há cobrança por a estadia ser menor que 10 noites, se a cobrança fora realizada e o depósito efetuado ao proprietário ou se não tivemos sucesso na cobrança inicial e estamos acionando o locatário através de cobranças por email.


Até a próxima!
A equipe GoHouse.