Nos dias 17 a 19 de Março estive em Praga na República Checa para participar da VRMA European Conference, a maior conferência de empresas de aluguel por temporada da Europa. Clique aqui para ver o post em que falamos um pouco sobre a conferência.

Na conferência, estiveram presentes mais de quatrocentas empresas gestoras de aluguel por temporada na Europa e no Mundo, com participantes também da America do Norte, Asia e Oceania. Além disso, cerca de cinquenta empresas provedoras de serviços estiveram presentes com estandes.

O evento foi uma grande oportunidade de mais uma vez acompanhar de perto o que está acontecendo e também conhecer a testar as melhores ferramentas.

Voltamos do evento com diversas ideias que já estão sendo implementadas e que devem impactar significativamente o nosso serviço.

conferencia temporada

Abaixo listo alguns dos tópicos mais explorados na conferência.

O setor de aluguel por temporada está crescendo e muito

Segundo dado apresentado pela Booking.com, cerca de 53% das pessoas que buscam no site se hospedarão em um imóvel de aluguel por temporada em 2019. Isto significa que o setor já não é mais apenas uma opção marginal de hospedagem e sim a principal opção das pessoas.

Em alguns países já há mais pessoas ficando em imóveis de temporada do que hotéis. Peço desculpas pelo gráfico, pois foram fotos tiradas das apresentações pelo celular à boa distância.

Mas vendo abaixo, mostra que o número de quartos em imóveis de temporada já passou a hotelaria em países como França, Portugal e Espanha. E está muito próximo no Reino Unido, Itália, Grécia, Polônia e Hungria.

hotel temporada

A demanda cresce, também crescem as empresas

O aumento da demanda tem resultado na maior oferta de imóveis mostrada acima e que tem sido liderada pelos mais diversos tipos de empresas. Outra pesquisa, feita agora com as empresas europeias presentes na conferência mostra quão positivo o cenário tem sido pra elas.

Conforme gráfico abaixo, as empresas em 2018 tiveram crescimento acima de 30% em média e esperam para 2019 valor ainda maior. Empresas com mais de 100 imóveis, esperam crescimento de 75% nos próximos 12 meses.

Valor muito alto, principalmente levando em consideração o fato de serem economias que passado por crescimento relativamente baixo.

conferencia temporada

Modelos de negócios. Quais proporcionam maior crescimento?

A evolução rápida da tecnologia tem propiciado o surgimento de diversos tipos de modelos de negócios. Na conferência conheci empresas que somente anunciam no Airbnb, empresas que somente trabalham com imóveis sob contrato de sublocação, empresas que cuidam somente das reservas mas não realizam o trabalho operacional, entre outras.

Agora segundo a pesquisa acima as empresas com maior crescimento recente são aquelas baseadas no modelo de Fixed Rent ou sublocação. Estas empresas assinam contrato de longo prazo com os proprietários e sublocam o imóvel por temporada.

Este modelo proporciona maior rentabilidade as empresas que tem boa operação e alta ocupação dos imóveis. Na GoHouse já estudamos este modelo, porém no cenário atual em que os valores do mercado imobiliário e de hospedagem ainda estão muito baixos a rentabilidade acaba não sendo ideal.

modelo de negócio temporada

Além disso,o Brasil é um país instável em que as vezes é complicado adicionar muito risco a operação. Durante estes últimos anos de recessão acompanhei algumas empresas que utilizavam este modelo no Rio de Janeiro e que com a crise não conseguiram pagar os proprietários e acabaram saindo do mercado.

Airbnb e Booking.com são líderes claros entre os sites

Em outro dado compartilha, fora pesquisado entre as empresas, quais os sites que trazem mais demanda. Os sites da Booking.com e Airbnb dividem a liderança com cerca de 30% das vendas cada, sendo seguidos pela Homeaway, que hoje faz parte do grupo Expedia.com, e pelo TripAdvisor.

channel manager temporada

O gráfico acima responde algumas perguntas interessantes como: quais sites de temporada eu deveria anunciar meu imóvel? Ou, vale a pena anunciar nos sites menores?

Em relação ao gráfico acima vale mencionar que na America do Sul temos a Decolar.com o qual deveria representa algo como 10% das vendas, em linha com os canais em segunda posição.

A oferta tem crescido mais nos centros urbanos

O aluguel por temporada sempre foi relevante principalmente na Europa em lugares turísticos como cidades de praia e resorts de esqui. Agora sites como Airbnb ajudaram a massificar a está opção de hospedagem e a trouxeram de maneira relevante para grandes cidades através de uma plataforma simples para alugar com segurança.

A empresa Transparent, que mapeia e acompanha a oferta de imóveis de temporada no Mundo todo mostrou gráfico em que deixa claro o crescimento forte da hospedagem por temporada nos grandes centros. Veja abaixo:

oferta temporada

Em 2017, 45% da oferta de imóveis de temporada estava concentrada nos grandes centros urbanos, número que aumentou para 60% em apenas um ano.

E com a maior concentração em centros urbanos, o tempo de estadia naturalmente cai. Nas grandes cidades, o percentual de viagens à negócios é maior e nestes casos a estadia é geralmente curta, de até 3 dias.

tempo de estadia

Mais uma vez peço desculpas pelas fotos. Este especialmente ficou muito ruim.

Conclusão

Os dados mostram que o mercado de alugado por temporada tem mudado significativamente apenas de um ano para outro. Por isso a necessidade de nos mantermos atualizados.

Na GoHouse, testamos frequentemente todas as melhores ferramentas do mercado e implementamos as melhores em nossa operação. Em breve anunciaremos uma mudança relevante que deve ajudar e muito precificamos melhor nossos imóveis. Aguarde e fique ligado.

Um abraço.