Reduzir taxa de cancelamento: Os últimos cinco anos trouxeram um grande aumento na conscientização sobre o aluguel por temporada, impulsionando a demanda pelo que costumava ser um setor relativamente “de nicho”. Mas o crescimento nem sempre ocorre sem problemas, e um efeito colateral desse mercado maior e mais diversificado é o número de cancelamentos de hóspedes após a reserva.

Reservas canceladas são uma parte inevitável de ser um administrador de imóveis de aluguel por temporada; e ainda, são uma frustrante realidade que está diretamente ligada aos seus resultados. Não apenas no quesito ‘perda de receita’, desperdício de custos de aquisição e despesas gerais, mas também no custo de oportunidade de consultas, análises e referências perdidas.

A solução não é voltar ao “status quo” de ontem. Em vez disso, analise os fatores que interferem em seus anúncios de aluguel por temporada. Aqui estão três ações que você pode executar para minimizar os cancelamentos de hóspedes e encontrar um melhor equilíbrio entre risco e estabilidade para o seu negócio de aluguel de temporada para reduzir a taxa de cancelamento de seu imóvel.


Entenda o comportamento do hóspede

Os portais de anúncios de imóveis sempre foram uma parte essencial das vendas de aluguel por temporada, mas o marketing multicanal foi levado a um novo nível: à medida que marcas como Airbnb se tornaram nomes familiares, as OTAs (agências de viagens on-line), como TripAdvisor e Expedia , se expandiram para acrescentar ao seu portfólio também o aluguel de temporada.

O resultado? As propriedades de aluguel por temporada estão sendo apresentadas também aos viajantes, que podem:

  • Se planejar no último minuto e ajustar o itinerário conforme necessário
  • Familiarizar-se com a flexibilidade de última hora dos hotéis e esperar o mesmo de outras acomodações, como as de temporada
  • Reservar várias acomodações com antecedência, com a intenção de confirmar seus planos reais mais perto das datas da viagem

Acrescente esses comportamentos a motivos típicos de cancelamentos, como doenças pessoais ou emergências familiares, e as reservas podem começar a parecer um pouco imprevisíveis.

Os cancelamentos de hóspedes são uma preocupação para todos os administradores de propriedades, mas podem ser difíceis de avaliar: os fatores que afetam seus negócios podem variar de acordo com o público-alvo, tipo de propriedade, canal de reserva, condições do mercado local, sua política de cancelamento e até o nível de atendimento ao cliente.

Para ajudar a reunir informações para descobrir onde se concentrar, considere as seguintes perguntas:

  • Qual é o tempo médio de espera entre a reserva e a chegada programada para reservas canceladas?
  • Que motivos os hóspedes apresentam para cancelar as reservas ou não aparecerem?
  • Eles cancelam e ficam com seus concorrentes?
  • Existe um ‘ponto comum’ no processo de reserva em que é mais provável a ocorrência de cancelamentos?
  • Como as taxas de cancelamento variam de um canal de reserva para outro?

As informações coletadas ajudarão você a definir expectativas e identificar áreas em que você pode ser mais proativo para ajudar a evitar o cancelamento dos hóspedes em primeiro lugar.


Ajuste a sua política de cancelamento

Uma linha de pensamento comum é combater os cancelamentos de última hora com uma rigorosa política de cancelamento. Mas políticas mais rígidas pode não ser a atitude certa para todos os negócios.

Políticas mais flexíveis podem ser mais adequadas para propriedades em mercados urbanos onde eles estão em concorrência mais direta com hotéis, e aluguéis mais recentes podem se sair melhor com políticas mais flexíveis até que eles estabeleçam uma reputação por meio de avaliações e demanda mais forte.

Dependendo do seu mercado-alvo, a mudança para uma política de cancelamento rigorosa pode prejudicar mais do que ajudar: a maioria dos viajantes não gosta de se sentir preso e muitos filtram propriedades com políticas restritivas.

Ao decidir sobre a melhor opção, considere o custo de um cancelamento para sua empresa:

  • Você tem uma estratégia para obter reservas de última hora que cubram reservas perdidas?
  • Quais são os custos indiretos associados a cada cancelamento? E como você pode cobri-los?

Você também pode ajustar sua política de cancelamento para ajustar-se a cada canal de reserva que você anunciar, dependendo dos requisitos ou dos resultados. Alguns OTAs cobram taxas não reembolsáveis ​​aos viajantes ou, como no Airbnb, estabelecem suas próprias políticas de cancelamento.


Amplie para se tornar mais seletivo e reduzir sua taxa de cancelamento

O objetivo de minimizar o cancelamento de hóspedes é estimular um fluxo constante de viajantes que aparecem e mantêm seus negócios ativos e rentáveis. Embora uma política de cancelamento mais rígida possa parecer o próximo passo lógico, uma abordagem melhor pode parecer contra-intuitiva: expandir seu marketing para vários sites de listagem e aumentar a visibilidade de seus imóveis.

Ao restringir seus anúncios a um ou dois canais, você limita sua exposição a um grupo menor de pessoas que procuram aluguéis por temporada exatamente como o seu. Se os requisitos de pesquisa deles diferirem ligeiramente das seus anúncios, como procurar uma política de cancelamento mais flexível, eles perderão completamente suas unidades.

Quando você aumenta a demanda por suas propriedades, mesmo quando você já está operando próximo da capacidade, na verdade, obtém o melhor dos dois mundos: pode ser mais seletivo com quem reservar suas propriedades, porque a popularidade oferece opções. Por exemplo, você pode adicionar filtros à sua propriedade.

  • Adicione um mínimo de diárias mais alto
  • Aumente suas tarifas
  • Limite seu público-alvo
  • Adicione uma classificação mínima de hóspede para garantir que você esteja permitindo apenas visitantes respeitosos em suas unidades
  • Defina uma política de cancelamento que minimize o risco de perder negócios

E há mais a ganhar ao anunciar o seu imóvel de aluguel por temporada em novos canais! A adição de canais para obter um alcance maior permitirá, não apenas reduzir a taxa de cancelamento de seu imóvel; mas também obter as melhores reservas possíveis e, consequentemente, aumentar sua receita.

Fonte: Blog MyVR


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