É desejo de todo “anfitrião”- como são chamados os locadores do Airbnb – é conseguir ranquear melhor seus anúncios, tanto no Airbnb, como no Google.

Uma das estratégias mais conhecidas para crescer no ramo do aluguel por temporada é de se investir frequentemente em ações que melhorem o seu SEO. Ações essas, que são, sobretudo, úteis para ranquear melhor no Google.

Enquanto o investimento em SEO é fundamental para gerar mais reservas “diretas”, ou seja, atraindo tráfego diretamente dos motores de busca para o seu anúncio; como um proprietário de imóvel poderia conseguir mais reservas provenientes da própria plataforma? Como ranquear melhor e conquistar um lugar de destaque dentre os inúmeros anúncios, de vários imóveis diferentes, em canais individuais, como o Airbnb?

Mesmo que, tanto o seu SEO, quanto o seu ranking no Airbnb, sejam igualmente importantes; o que irá aumentar seu número de reservas provenientes do Google não tem nenhuma relação com o que irá aumentar suas conversões diretamente pela busca de locações do Airbnb.

Felizmente, o Airbnb é mais transparente do que o Google ao expor quais fatores irão fazer o anúncio de seu imóvel, aparecer no topo dos resultados de pesquisa da plataforma. Porém, primeiramente você deverá entender como o Airbnb define o quão “destacado” o seu anúncio se mostrará no site.


Como ranquear melhor nos resultados de buscas do Airbnb?

Recentemente, o Airbnb divulgou algumas informações sobre os fatores que, teoricamente, fariam o seu anúncio melhorar a posição nas buscas, e consequentemente, gerar mais visitas e reservas.

Quando algum possível visitante faz uma pesquisa sobre algum tipo de acomodação no Airbnb, existem centenas de fatores que a plataforma leva em consideração ao decidir quais dos anúncios cadastrados no site aparecerão nas posições mais privilegiadas.

Talvez, essa quantidade de fatores determinantes para se decidir o seu posicionamento nas buscas possa parecer um pouco “exagerado”, porém, a dica deles é simples: “Se você acha que os hóspedes possam se interessar por isso, provavelmente irá influenciar no seu ranking”.

Se por um lado, essa resposta possa parecer óbvia demais, essa resolução faz total sentido.

Os hóspedes tendem a completar uma reserva para o imóvel que melhor atende os seus critérios. Mesmo que o Airbnb mantenha seus algoritmos em segredo, nós sabemos que certamente isso inclui 3 fatores básicos:

  1. As necessidades dos hóspedes: O algoritmo de ranqueamento do Airbnb consideram particularidades dos imóveis que já foram adicionadas à lista de desejos desses hóspedes; de que lugar eles estão pesquisando; e quais viagens eles já fizeram anteriormente.
  2. Os detalhes da sua acomodação: Para atender aos requisitos de uma boa estadia para seus hóspedes, o Airbnb considera também fatores como: quantas boas avaliações o seu imóvel recebeu na plataforma; onde ele fica localizado; se você, como locador, responde rapidamente as mensagens de seus locatários; e se o seu imóvel está disponível para ‘Reserva Instantânea’.
  3. Os detalhes da reserva: O Airbnb também leva em consideração fatores como: quantos hóspedes estão viajando; o quanto eles tão disponíveis a pagar, ao período de suas estadias e outros detalhes.

Enquanto boa parte dos métodos de avaliação de ranqueamento ainda permanece em sigilo absoluto, existem atitudes que você deve cumprir para melhorar o seu posicionamento no site. Confira a seguir!


8 maneiras de melhorar a sua posição nas buscas do Airbnb

  1. Preencha as características de seu anúncio da maneira mais completa que puder: Sabendo que o Airbnb analisa as informações das propriedades para entregar os melhores resultados para os locatários, tenha certeza de que seus anúncios estão com as informações completas. Olhe pela perspectiva do visitante e garanta que todos os detalhes que eles podem querer saber sobre sua propriedade, serão mostradas em seus anúncios. Dessa maneira, o Airbnb irá entender que o seu anúncio pode ser o que melhor atende as expectativas desse visitante.
  2. Responda as mensagens rapidamente: Um dos fatores que o Airbnb considera ao determinar onde seu anúncio aparecerá nos resultados das pesquisas é a sua taxa de respostas. Assegure-se de que você está respondendo as dúvidas dos hóspedes o mais rápido possível.
  3. Trabalhe por bons reviews: Se você está fazendo tudo o que pode para melhorar a experiência geral de seus hóspedes durante suas estadias, então você provavelmente está recebendo boas avaliações como resultado. Com isso, você já está no caminho para ranquear melhor nas buscas do Airbnb. Mas não se descuide: sempre busque manter as avaliações positivas, e estimule sempre os hóspedes a avaliarem as suas experiências em seu imóvel depois de suas estadias.
  4. Procure ser adicionado em listas de desejo: Ser adicionado em listas de desejo irá ajudar a ranquear melhor nas pesquisas do Airbnb. Um bom ponto de partida para isso é investir em publicidade nas mídias sociais. Dessa maneira, mais pessoas serão capazes de encontrar e se interessar por seu imóvel; e consequentemente, seu anúncio tenderá a ser mais visado por potenciais hóspedes. Porém, nem sempre esses hóspedes estarão em seus “momentos de reserva”; mas acalme-se, incentive-os a, pelo menos, adicionarem o seu anúncio em suas listas de desejo.
  5. Verifique a sua precificação: O Airbnb leva em consideração se seus preços são competitivos em relação aos outros anúncios de sua região; portanto, procure sempre precificar os seus imóveis de maneira competitiva.
  6. Mantenha o seu calendário atualizado: Faça o seu melhor para assegurar que o seu calendário do Airbnb está atualizado. O último problema que você iria querer enfrentar seria uma situação de overbooking. O Airbnb consulta o seu calendário ao decidir em qual posição mostrar o seu anúncio nas pesquisas.
  7. Consiga o “selo de verificação” do Airbnb: Deixe o Airbnb reconhecer que você é confiável, seguindo os passos para ser identificado na plataforma como um “parceiro verificado”. Quando você está logado no painel de controle do Airbnb, procure pela opção ‘Confiança e Verificação’ em seu menu, abaixo à sua aba de perfil.
  8. Ative a “Reserva Instantânea”: O simples fato de permitir que os hóspedes optem por uma reserva instantânea por seu imóvel, pode ajudar com que seus anúncios apareçam cada vez mais no topo dos resultados das pesquisas.

Seguindo essas dicas, e entendendo como o algoritmo da plataforma se comporta para “decidir” quem ranqueia bem ou mal nos resultados das buscas, você certamente será capaz de ranquear melhor o seu posicionamento nas pesquisas do Airbnb, e assim, gerar mais reservas para a sua acomodação.


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