A demanda para um imóvel para aluguel de temporada naturalmente varia ao longo das semanas, meses e anos. O aumento ou diminuição dos preços para reservas têm relação direta com a época do ano, a localização, e existência ou não de eventos relevantes nas proximidades, como uma convenção ou algum evento de música. Mas como precificar um imóvel da maneira correta? O Google Trends poderá te ajudar nessa tarefa.

Em caso de eventos em cidades, feriados, ou até mesmo finais de semana, a propriedade deve receber uma diária diferenciada.

Caso não entenda tanto sobre a sazonalidade das precificações de imóveis de aluguel de temporada, conheça o Google Trends, e veja como essa simples ferramenta poderá te ajudar!


O que é o Google Trends?

Muitos proprietários não têm noção de como precificar um imóvel para aluguel corretamente. O Google Trends certamente irá ajudar!
Muitos proprietários não têm noção de como precificar um imóvel para aluguel corretamente. O Google Trends certamente irá ajudar!

Uma das maiores dúvidas que se têm ao ser proprietário de um imóvel por temporada é de como precificar um imóvel para aluguel de uma maneira justa, rentável, e que atraia reservas.

Basicamente, o Google Trends é um enorme banco de dados que ajuda a entender as tendências de pesquisas de dado momento no mundo, que mostra a relevância e o volume de buscas por determinado tema ou assunto durante um período de tempo.

Na prática, quando o usuário pesquisa por determinado tema de seu interesse, o Google Trends automaticamente dispõe um gráfico que mostra o quanto certo assunto foi pesquisado em cada período de tempo. Esse período pode ser filtrado para que a ferramenta considere desde apenas as “últimas horas”, à até resultados de 2004!

Você pode acessar a plataforma clicando aqui.

Mas, como essa ferramenta poderia ser útil para precificar seus imóveis de temporada? Entenda a seguir!


Como precificar um imóvel utilizando o Google Trends

Pelo gráfico, é possível notar que há uma grande diferença no volume de pesquisas pelo aluguel em Botafogo entre determinadas épocas do ano.
Pelo gráfico, é possível notar que há uma grande diferença no volume de pesquisas pelo aluguel em Botafogo entre determinadas épocas do ano.

A ideia é o usuário pesquisar pelo aluguel por temporada na cidade onde seu imóvel está localizado (por exemplo: “Aluguel em Botafogo”), no Google Trends. Assim, será possível analisar o volume de pesquisas e demanda pela modalidade específica para sua cidade em cada período do ano, e considerar as variações de busca e identificar os períodos de baixa e alta temporada.

Dessa maneira, certamente, você, como proprietário, terá maior noção de como precificar um imóvel de acordo com determinado período do ano.


As vantagens de se utilizar o Google Trends

 

O Google Trends é uma plataforma útil para inúmeros segmentos, e o aluguel por temporada é um deles!

Com o Google Trends, é possível ter boa noção do quão procurado é o aluguel por temporada em sua região em cada momento do ano, e consequentemente, calcular a demanda para o seu imóvel de acordo com o período e definir uma diária justa.

Ou seja, se usado corretamente, o Google Trends pode se tornar um facilitador para quem não entende como se dá a sazonalidade e a variação da demanda de reservas do aluguel por temporada.

Além disso, pelo Google Trends, é possível compreender como nem todos os feriados traduzem em uma necessidade de precificar um imóvel com uma diária mais alta, como o Natal, onde as pessoas tendem a passar o dia em casa com sua família, por exemplo, ao contrário de outros eventos que demandam uma busca por aluguel de temporada maior, como o Revéillon.

Utilizando o exemplo do Natal, pelo Google Trends é possível notar que a busca por aluguel de temporada na semana do Natal, em Gramado, no Rio Grande do Sul; é maior do que em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O volume de pesquisas pelo aluguel por temporada em Gramado, em períodos próximos ao Natal, é maior até mesmo do que em Copacabana.
O volume de pesquisas pelo aluguel por temporada em Gramado, em períodos próximos ao Natal, é maior até mesmo do que em Copacabana.

Isso se deve ao fato da cidade de Gramado sediar o ‘Natal Luz’, um evento temático natalino repleto de shows e atrações, isso faz com que nesse determinado período de tempo, a cidade tenha uma procura por aluguel de temporada maior até mesmo que a badalada cidade de Copacabana.

Ou seja, não teria como precificar um imóvel de aluguel por temporada com uma diária mais alta em Copacabana no Natal apenas pelo fato de se tratar de um feriado, porque, apesar da data comemorativa, não é um período onde as pessoas costumam deslocar-se para outras cidade a fim de alugar apartamentos.


Pontos onde se deve prestar bastante atenção

Caso utilize a plataforma pra definir a precificação de seu imóvel, é importante sempre analisar e mensurar os dados obtidos com os gráficos do Google Trends ao longo de pelo menos 5 anos, pra entender como a procura na internet por aluguel de temporada em cada região varia ao longo dos anos, meses e dias por conta de eventos importantes, feriados e finais de semana.

Além disso, fique atento a feriados específicos que não têm datas certas e mudam anualmente de dia, como a Páscoa e o Carnaval, por exemplo.

Em uma linha do tempo estendida para 5 anos, é possível te ruma boa noção da variação do volume de pesquisas por uma determinada região.
Em uma linha do tempo estendida para 5 anos, é possível te ruma boa noção da variação do volume de pesquisas por uma determinada região.

E por fim, tenha havido algum evento de larga escala na cidade onde seu imóvel está localizado nos últimos anos, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos, o Rock in Rio ou a Jornada Mundial da Juventude, por exemplo; lembre-se sempre de levá-los em conta em sua análise.


Quer mais dicas e estudos sobre o aluguel por temporada? Conheça o blog da GoHouse! A maior agência de aluguel por temporada no Brasil!