No ramo do aluguel de temporada, os comentários (ou reviews, como são também popularmente conhecidos) feitos pelos hóspedes são essenciais para que o locatários futuros tenham uma melhor noção a respeito da acomodação a ser oferecida, e gerar confiança aos potenciais hóspedes, e gerar um maior retorno ao proprietário, mas como lidar com os comentários de hóspedes no aluguel de temporada?

Porém, algumas vezes, hóspedes insatisfeitos tendem também a utilizar a área de comentários após sua estadia em algum apartamento para contar para todos a sua péssima experiência no local, e consequentemente, seu descontentamento.

Esse tipo de comentário negativo é comum, afinal, hóspedes diferentes têm diferentes percepções sobre o seu apartamento, e alguns são mais sensíveis e aversos a defeitos nas propriedades do que outros. Por isso, é importante sempre ter em mente que há uma maneira correta de lidar com esse tipo de comentário negativo, e que isso certamente não é um motivo para se abater, pelo contrário! Ele pode se tornar um ponto de partida para aprender com os erros e tirar de lição soluções para melhorar a estadia de seus hóspedes cada vez mais.


A importância do comentários

Os comentários de hóspedes no aluguel de temporada são de suma importância para atrair cada vez mais turistas para o seu apartamento. Isso ocorre porque é natural que os comentários de hóspedes satisfeitos anteriores encorajem as pessoas interessadas em seu apartamento a alugar posteriormente também!

Além disso, bons comentários transferem o seu imóvel para um lugar de destaque nas plataformas online de aluguel por temporada, isso é, eles aparecem em uma posição privilegiada da lista de imóveis, podendo tornar as reservas mais frequentes.

Um estudo do TripAdvisor de 2016, confirmou que propriedades com 3 comentários ou mais alugam até 3 vezes mais do que imóveis com menos reviews.


Como conseguir mais comentários

Caso seja um locador há pouco tempo, é importante sempre estimular cada vez mais comentários de hóspedes no aluguel de temporada.

Mas para isso, primeiramente, é fundamental que cobre um preço mais baixo para o seu apartamento, e preste o melhor serviço possível, para que seus hóspedes sempre saiam satisfeitos e realmente tenham motivos para falar bem de sua propriedade na Internet.

Feito isso, peça sempre que seus hóspedes façam reviews logo após suas estadias no local, estimulando-os a fazer bons comentários acerca de sua propriedade publicamente.

Esse incentivo para que os hóspedes comentem bem sobre sua propriedade é fundamental, pois normalmente, hóspedes satisfeitos tendem a não ter a mesma motivação para comentar sobre sua propriedade quanto hóspedes insatisfeitos, pois os mesmos não veem necessidade de comentar sobre sua propriedade na rede, já que tudo ocorreu como o esperado e é mais fácil esquecer de comentar sobre uma boa experiência em um apartamento, do que que de comentar sobre uma má.

Receber esses comentários rapidamente e com frequência garantirão que você atinja cada vez mais reservas e consiga aumentar o valor do imóvel gradativamente ao longo do tempo.

Além disso, ter uma boa quantidade de boas avaliações ajuda também a “camuflar” o imóvel dos comentários ruins. Se você tiver 30 comentários bons, por exemplo, 2 ou 3 comentários ruins não influenciariam negativamente tanto quanto se não houvesse nenhum comentário positivo sobre a sua propriedade.


Como lidar com comentários de hóspedes no aluguel de temporada quando eles são negativos?

Eventualmente, comentários negativos de hóspedes sobre suas experiências em seu imóvel acontecerão, e os motivos para isso acontecer podem ser os mais diversos, desde uma expectativa inatingível que um hóspede teve antes de alugar seu imóvel, que obviamente não se cumpriu, até a erros cometidos pelo próprio locador do imóvel, como equívocos em relação a limpeza do imóvel, por exemplo.

Mas a questão é: como lidar com esses comentários negativos? Como respondê-los corretamente? Como tirar de lição as queixas feitas pelos seus hóspedes?

O primeiro passo é avaliar a crítica feita e descobrir em que aspecto foi cometido o seu erro. Se você cometeu algum erro ou não deu o seu melhor, use a crítica como um ponto de partida para melhorar cada vez mais e corrigir suas falhas.

É importante também replicar as críticas com mensagens profissionais e em hipótese alguma, agressivas. Responder agressivamente faz com que os possíveis interessados em sua acomodação percam confiança em você, pois tal atitude mancha sua imagem e os potenciais hóspedes pensaram em você como um locador irresponsável e desequilibrado.

Ou seja, em caso de comentários negativos, com ou sem fundamento, sempre responda-os de maneira educada e responsiva. Em boa parte dos casos, seus hóspedes irão lhe compreender.


Conclusão

Os comentários de hóspedes no aluguel de temporada possuem influência enorme sobre a tomada de decisão dos interessados em seu imóvel. Maus reviews tendem a afastar possíveis hóspedes de suas propriedades, enquanto bons reviews tendem a trazer cada vez mais reservas para a sua acomodação.

Por isso, é fundamental que se dê a devida importância para esses detalhes, que muitas vezes, o proprietários dos imóveis não dão a devida importância ou simplesmente, ignoram completamente o campo de review das suas propriedades online, deixando “na mão” os hóspedes insatisfeitos que descontaram suas frustrações na área de comentários de seu imóvel, e não estimulando os hóspedes satisfeitos a contarem a todos a ótima experiência que tiveram.

Caso você anuncie seu imóveis em diversos sites, é importante que concentre suas atenções no campo de comentários de todos esses sites, tentando manter um bom número de reviews em todas as plataformas, de modo com que seus anúncios sejam otimizados em não apenas um lugar, mas em todos nos quais você anuncia.


Gostou dessas dicas sobre o aluguel por temporada? Confira muitas outras no blog da GoHouse clicando aqui!