Tem muita gente por aí que sonha em ter uma renda a mais, mas não sabe como investir em imóveis para alugar e se sente completamente perdida quando pensa em tirar esse plano do papel e passá-lo para a realidade.

Para essa jornada, é necessário saber dar alguns passos importantes até colocar esse dinheiro a mais no seu bolso.

Passo a passo de como investir em imóveis para alugar

Confira nosso passo a passo e fique por dentro das melhores dicas de como investir em aluguel de imóvel com segurança.

1- Tenha calma nessa hora

Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? Mais ainda, ela pode ser uma péssima influência para suas decisões e acabar fazendo com que você invista em um imóvel que não trará o lucro que pretendia, e pior, até fazer com que você tenha prejuízos na sua escolha.

Então, não se deixe levar pela pressão, emoção e muito menos pela insistência de alguns vendedores que falam que aquela é a última unidade.

Só compre quando tiver certeza que já deu todos os passos importantes sobre como investir em imóveis para alugar e tem certeza de que aquele imóvel tem um bom potencial para ser alugado rapidamente.

Veja também: Por que seu imóvel de aluguel por temporada não aluga?

2- Onde comprar

A localização é importantíssima. Não tem como investir em imóveis para alugar sem pensar nisso. As pessoas, geralmente, procuram por bairros com serviços e um bom acesso.

Para se certificar da localização e do acesso, dê uma volta pela vizinhança, observe lojas e serviços por perto, converse com quem mora por ali, e veja como funciona o tráfego, especialmente no horário de pico, isso também conta muito para quem vai alugar.

3- O que comprar

Você precisa ficar atento ao tipo de imóvel que deseja comprar. Embora não exista um padrão definitivo, é importante prestar atenção a alguns itens:

  • Se tem garagem;
  • Como é a limpeza do local;
  • Qual é a funcionalidade para instalação de ar-condicionado, TV a cabo, internet, entre outros;
  • Se for apartamento, verificar valor do condomínio e o que ele oferece;
  • Se atende aos requisitos de segurança, entre outros.

Como investir em imóveis para aluguel é um atarefa bastante complexa, fique atento a outros itens, mas esses já serão suficientes para você verificar se o imóvel fica ou não na sua lista de possibilidades.

Veja mais: Dicas simples de decoração: barato e eficiente

4- Qual comprar

Chegou a hora de partir para a pesquisa de ofertas. É nessa fase que você irá comparar, analisar, estudar as vantagens e desvantagens de cada um, além de dar uma checada nos valores de aluguéis de cada imóvel da sua lista.

Se você tiver na veia um dom para investigação, dá até para fazer uma análise em sites de aluguéis – se há muitos apartamentos vagos em determinado prédio e há quanto tempo -, porque isso pode mostrar que a procura naquele determinado lugar não é tão boa, e você pode riscar o imóvel da sua lista e focar nos outros, até definir qual será o seu.

Lembre-se: você provavelmente não irá morar no imóvel, então ele não deve agradá-lo, e sim gerar lucro. A sugestão é que faça a compra com a razão.

Confira: Qual o melhor site para aluguel de temporada?

5- Hora da compra

Escolhido o imóvel, siga para fechar o negócio. Mas, se ainda estiver inseguro, dê mais uma revisada em todo o processo para garantir que é aquele que deseja mesmo.

6- Depois da compra

Finalmente, você está pronto para colocar o imóvel para alugar.

E chega a hora de tomar outras decisões:

  • Irá alugar por contrato ou por temporada?
  • Irá arriscar alugar sozinho ou contratar empresa especializada?

Para ajudar você nesta próxima etapa, veja essas duas dicas poderosas:

  • Você pode alugar sozinho, mas a sugestão é que, para garantir a tão sonhada renda a mais e evitar possíveis prejuízos, contrate uma empresa séria e deixe a administração por conta dela. O valor que irá investir para administrar será muito menor diante da paz e do retorno financeiro que poderá ter;
  • Se você não conhece como é investir em aluguéis por temporada e seu talento para descobrir como gerar lucros com imóveis continua aguçado, dê uma olhada nesse guia e descubra se essa forma de aumentar a renda é válida para você.

Agora que você já sabe como investir em imóveis para alugar, siga nosso passo a passo e boa sorte! Estamos na torcida!

Confira também: Como fazer uma decoração clean para apartamento