Como alugar por temporada: confira o guia completo!

Muitas dúvidas pairam sobre o ar quando o assunto: Como alugar por temporada de maneira efetiva e profissional.

Se você tem um imóvel e gostaria de anunciá-lo por temporada, porém, assim como muitos outros proprietários de imóveis, ainda têm dúvidas, confira como começar no ramo e fique por dentro sobre o que é necessário para crescer gerindo seu próprio imóvel para locação!

Tenha um imóvel mobiliado e completo para locação

Imóveis melhores mobiliados tendem a ter mais reservas.
Imóveis melhores mobiliados tendem a ter mais reservas.

Boa localização, apenas, não é o suficiente para se conquistar hóspedes para seu o imóvel.

Imóveis com mobília insuficiente e em mal estado afastam o hóspede de escolher seu imóvel para alugar por temporada durante uma viagem.

Imóveis bem mobiliados e que possuem comodidades diversas, como ar condicionado, Internet Wi-Fi e móveis de boa qualidade, em conjunto com uma boa e constante manutenção, tendem a ser alugados em maior quantidade e com maior rapidez, já que apresentam condições ótimas para se receber hóspedes e proporcionar a eles uma ótima experiência e conforto durante sua estadia.

O segredo nesse caso é cuidar de seu imóvel a ser alugado como se fosse sua própria casa, deixando-o apto para que os locatários desfrutem de sua viagem no local sem nenhum problema com o imóvel que alugaram.

Preocupe-se com a aparência do imóvel

Lembre-se que os hóspedes geralmente alugam o imóvel à distância e se baseiam principalmente nas fotos e comodidades do imóvel. Para isso é importante que você tenha fotos profissionais do imóvel e que principalmente o mesmo esteja mobiliado de maneira bonita e que passe boa impressão.

Detalhes como uma pintura diferente, um quadro ou mesmo um edredom bonito passam ótima impressão e com certeza gerarão mais retorno.

Veja abaixo um campeão de vendas da GoHouse que seguiu bem nossas instruções em como alugar por temporada.

Imóvel Elizabeth 406 – Rio de Janeiro – RJ
http://gohouse.com.br/apartamentos/gohouse-%E2%98%85elizabeth-406%E2%98%85/

Anuncie nos principais sites de temporada, crie regras da casa e faça um bom contrato de aluguel

Airbnb, o maior site de aluguéis por temporada do mundo.
Airbnb, o maior site de aluguéis por temporada do mundo.

Uma boa divulgação de seu imóvel é fundamental para que os hóspedes conheçam e se interessem pelo seu imóvel.

Porém, na maioria das vezes, divulgar seu imóvel no “boca-a-boca” ou em grupos no Facebook não é o suficiente. É necessário profissionalizar seu serviço, para isso, não hesite em anunciar seus imóveis em sites de aluguéis de imóvel, como a Booking, o AlugueTemporada, a Trivago, o Expedia e o Airbnb.

Anunciar seu negócio nessas plataformas otimizará a visibilidade de suas propriedades na rede e trará os resultados que você espera de maneira rápida e eficaz, pois quanto mais expostos estiverem seus anúncios, mais chances haverá de você encontrar alguém interessado em seus imóveis.

Mas não basta apenas adicioná-lo “por adicionar”, é necessário que seu anúncio desperte a curiosidade e o desejo do locatário.

Para isso é importante dar upgrade na decoração visível do imóvel, incluindo todos os seus cômodos. Fotos bonitas, amplas e bem iluminadas, tendem naturalmente a despertar mais o interesse do locatário pelo imóvel.

Além disso, é importante também descrever o imóvel de maneira objetiva, que deixe claro suas características, seus cômodos, suas comodidades, e é claro, seus diferenciais.

Outra questão relevante é que o inquilino esteja ciente das regras da casa, e também do condomínio, se for o caso. Prezar pelo imóvel e pela segurança e o conforto de outros condôminos também é dever do locatário.

Além disso, fazer um bom contrato de aluguel, que deixe claro todas as condições estabelecidas, é essencial. Nele, devem ser inclusos: datas de horário e saída; número de hóspedes e multas em caso de eventual depreciação do imóvel.

Veja modelos de contrato em nosso post: https://blog.gohouse.com.br/contrato-de-aluguel-por-temporada/

Determine uma precificação competitiva e seja flexível nas regras, horário de check in e número de pessoas no imóvel

Trabalhar sempre com a mesma tarifa independentemente das situações ou épocas distintas ao decorrer de um ano pode ser prejudicial ao saldo total de locações e consequentemente às vendas.

Tem de se ter em mente que se há épocas no ano em que a procura por imóveis é maior, e outras em que a procura não é tão alta. O mesmo vale para dias da semana. O ideal é ser capaz de gerenciar diversas tarifas uma pra cada época, dia, e duração da estadia.

Além disso, é importante também ser flexível, já que, quanto mais restritivo for, menos chances haverá de se converter os visitantes de seu anúncio em futuros hóspedes.

Recomendação da GoHouse

No início seu imóvel terá pouco histórico nos sites e por isso será ranqueado somente nas últimas páginas. Além disso visto a falta de comentários de locatários o mesmo terá escolha preterida entre os visitantes.

Por isso recomendamos que precifique o imóvel agressivamente. Seja o mais barato entre os imóveis comparados assim quando tiver uma boa ocupação você começar a subir os preços. Está estratégia vai custo pouco dinheiro e gerar o retorno mais rápido.

Estudos internos nossos mostram que para cada 1% de redução no preço a demanda no aluguel por temporada aumenta 5%. Seguindo este raciocínio é fácil entender que se você precificar seu imóvel 10% acima que seus concorrentes poderá ter demanda até 50% menor.

Busque ter comentários

Comentários positivos são um convite para novos clientes

Imóveis com 3 ou mais avaliações alugam até 3x mais que imóveis sem avaliações. E não é de se espantar, pois as avaliações são o fator de maior peso na conversão de reservas.

Os reviews são úteis para deixar claro se as informações do anúncio dão de fato verdadeiras.

É importante sempre estimular seus hóspedes a avaliarem o espaço após sua estadia no local em troca de algum desconto em uma próxima visita, principalmente os que claramente tiveram uma boa experiência.

Além de receber a avaliação positiva, você estimula o hóspede a voltar. Além, é claro, de poder usar o comentário positivo a seu favor, tornando-o uma boa ferramenta para se conseguir mais reservas.

Porém, nem sempre os comentários sobre os imóveis serão positivos. Em caso de avaliações negativas, é importante sempre respondê-las pôr-se à disposição para reverter o quadro, para dar sempre a impressão que se está realmente disposto a melhorar o atendimento e a experiência na locação.

Prepare-se: como alugar por temporada sem ter muito trabalho

Segundo estudos da Homeaway um proprietário que deseja alugar sozinho seu imóvel por temporada irá gastar até 6 horas semanais respondendo clientes, fazendo check ins, cuidando da limpeza do imóvel e gerenciando pagamentos.

Além disso esteja ciente que você terá locatários chegando ao final de semana, saindo em feriados, ligando com problemas de manutenção de madrugada. É bastante trabalho e o retorno precisa ser compensador.

Veja estudo detalhado dos custos escondido ao administrar seu imóvel de temporada.

O aluguel por temporada é uma modalidade em crescente alta no Brasil, e por meio dele, é possível crescer gerindo e anunciando imóveis para locação. Mas para isso, é necessário profissionalizar-se e pensar no negócio de maneira estratégica.

Como alugar por temporada sem trabalho? Contrate uma agência!

5 razões para contratar uma imobiliária de aluguel por temporada

Para isso, conte com a GoHouse. Uma agência profissional que em cinco anos já hospedou mais de 100.000 pessoas. Nosso serviço conta com ampla divulgação de seu imóvel; excelência operacional e equipe totalmente qualificada!

Anuncie já seu imóvel com a GoHouse clicando aqui e tenha acesso a essas e inúmeras vantagens!