Com a sofisticação dos aluguéis de curta duração, assim como na hotelaria, se faz presente também diversas opções de channel manager de aluguel por temporada, que simplifica o trabalho dos proprietários que possuem imóveis anunciados em várias plataformas, pois essa ferramenta é capaz de economizar muito o seu tempo, sincronizando seus calendários e a disponibilidade de datas de seus imóveis em todas as plataformas de uma maneira prática, de uma só vez.


O que é um channel manager de aluguel por temporada?

Um channel manager é um provedor de serviços que, basicamente, centraliza e unifica a operação de seus anúncios de diversas plataformas de aluguel por temporada. É uma ferramenta que poupa o seu tempo e seus esforços de atualizar seus preços e calendários em vários sites no qual você administra seus imóveis, e isso é ótimo pois aumenta sua produtividade ao alugar por temporada.

Suas chances de ter overbooking serão muito menores utilizando um channel manager de aluguel por temporada, pois que um imóvel for alugado em uma plataforma, ela imediatamente ficará indisponível para reservas nos outros sites.


Por que usar um channel manager?

Há tempos atrás, não era tão necessário anunciar suas acomodações em vários sites para alugar bem.  Era fácil “encher” seu apartamento com facilidade o anunciando em apenas uma plataforma. Os concorrentes eram poucos e haviam poucos sites para anunciar.

Com o surgimento de novos eventos no país, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, o número de imóveis para concorrer e as opções de sites para anunciar cresceram, e essa maior concorrência prejudicou o resultado obtido por cada site unicamente, e obrigou os proprietários a procurar por outras fontes de anúncios.

Por conta da necessidade de agora, ter que anunciar em vários sites para manter uma média de reservas satisfatória e a complexidade de gerir disponibilidades e tarifas particulares para cada imóvel, o channel manager surge como uma solução para centralizar os calendários e as tarifas em todos os sites com apenas um login, de forma bastante simplificada e intuitiva.


Para quem o uso de channel managers é indicado?

Os channel managers são recomendados para todos os proprietários de imóveis, que desejam alugar por temporada com mais profissionalismo, pois seu uso será um diferencial para alavancar a exposição de seus imóveis na rede e simplificar significativamente a gestão deles. E isso é fundamental, tanto para proprietários quando para empresas que gerenciam imóveis para aluguel de temporada.


O acesso aos sites menores através de um bom channel manager

Alguns softwares de channel manager são capazes de conectar até 100 portais simultaneamente!

Dentre esses 100 portais, alguns são renomados e dispensam apresentações, casos de Booking.com, Airbnb, Decolar.com e etc.

Outros se situam entre os menores portais, onde costumam-se conseguir poucas reservas e consequentemente, pouco retorno, além de demandarem um grande trabalho. Porém, utilizando um software de channel manager, será mais simples anunciar também nesses sites menores e receber reservas adicionais que complementam a sua renda.

  • Exemplo prático da GoHouse: Na GoHouse, os imóveis são conectados a mais a quase 40 portais, através de um software próprio desenvolvido pela nossa equipe de software. Essas conexões com os portais menores representam de 2% a 3% de nossas vendas mensalmente, que somados geram mais de 30% de nossas reservas!

Dica final

Após implementar o uso de um channel manager à sua rotina, considere também um Revenue Management.

Conheça mais sobre a ferramenta em outro post do blog da GoHouse clicando aqui!