Não é de hoje que o carnaval em São Paulo está em alta, ano após ano, a festividade que é tão aclamada pelos brasileiros em geral, se torna cada vez mais buscada na capital paulista, e a maior cidade do país. São Paulo, apesar de ainda não o destino mais buscado pelos amantes de carnaval em fevereiro e março, vem tem um notável crescimento nesse quesito, em infraestrutura, qualidade, e consequentemente, diversão; tornando a cidade um lugar capaz de fazer frente até aos destinos mais cobiçados para se passar o carnaval no Brasil, e futuramente, ainda poderá abrigar o maior carnaval do país.

São Paulo vem batendo recordes de procura para o Carnaval a cada ano, e em 2019 não será diferente, a procura não só continuará alta pelo Carnaval em São Paulo, como tende a ser ainda maior do que nos anos anteriores.

Um estudo da Secretaria Municipal de Subprefeituras garante que o número de desfiles na capital paulista garante que além da busca pelo carnaval em São Paulo aumentar, também irá crescer o número de desfiles na cidade, que irá aumentar cerca de 60% no próximo ano. Esses número certamente deixam claro o quão “nas graças” do povo paulistano a folia de São Paulo está, e além disso, esse número reflete também a real capacidade que São Paulo tem de atrair cada vez mais foliões de várias outras cidades do Brasil e do mundo para o seu território; se tornando um referência em festividade cada vez maior no cenário brasileiro.

645 blocos já se inscreveram para desfilar nos dias e noites de carnaval em São Paulo em 2019, o que é 27% maior do que a de 2018; número esse, que é 3 vezes maior do que o número de blocos no Carnaval de São Paulo há 4 anos atrás, em 2018; ano onde se estreou a regulação de blocos de rua na cidade de São Paulo. Porém, esse número de desfiles poderá ser ainda maior até a divulgação oficial da programação do Carnaval em São Paulo.

Como já é costumeiro em São Paulo, parte dos blocos de Carnaval em São Paulo, não irá desfilar apenas um vez, mas sim, outras vezes ainda no mesmo evento; possivelmente, até mesmo estendendo o calendário de Carnaval na cidade, ou ainda, adiantando, desfilando antes mesmo do Carnaval oficialmente começar.

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo buscou e possibilitou patrocínios para o carnaval na cidade que garantirão um montante estimado de mais de R$19 milhões, que serão destinados a toda a operação do evento, que deverá contar com mais de 5 milhões de foliões.

Prevê-se que a maioria dos blocos de rua desfilarão na Sé, seguida por Pinheiros, Vila Mariana e Lapa, contudo, ainda não foi divulgada a rota dos blocos, e tampouco, os horários e a duração desses desfiles.

A principal “baixa” do Carnaval em São Paulo em 2019 deverá ser a Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas avenidas do município de São Paulo, e tradicional ponto de desfiles de blocos de rua nos carnavais anteriores de São Paulo. Porém, Carlos Frazão, diretor da ‘Confraria do Pasmado’, um dos mais tradicionais blocos de Carnaval em São Paulo, em entrevista ao portal ‘Isto É ‘, conta que a distribuição regional dos desfiles, é um dos pontos altos da festividade na capital, onde os desfiles de blocos de rua estão tão almejados quanto os de avenida.


Melhores blocos de rua do Carnaval de São Paulo

Um grande ponto positivo dos Carnavais em São Paulo, ano a ano, é a diversidade de seus blocos de rua. De fato, já blocos para todos os gostos, idades e costumes na capital paulista.

Há os blocos que contam com a presença ilustre de algumas celebridades (e que arrastam multidões nas ruas em seus dias de apresentação), há também os blocos menores, porém tradicionais, que carregam moradores normalmente moradores apenas de seus bairros de atuação, e ainda, existem blocos direcionados ao público LGBT da cidade; o que demonstra que o Carnaval em São Paulo, principalmente no quesito ‘Blocos de Rua’, é capaz de “abraçar” todos os tipo de foliões, por conta da tamanha diversidade que essa possui.

Bloco Casa Comigo

O bloco ‘Casa Comigo’ é um dos grandes baratos do carnaval de São Paulo, e foi um dos maiores sucessos da festividade na capital em 2018. Existente há 5 anos; em 2018, o bloco trouxe dois trios elétricos paras as ruas, sendo um deles, um dos maiores já vistos em todos os carnavais.

Nessa mesma edição, contou com presenças ilustres, como o ator Marco Luque e a modelo Ellen Jabour.

Bloco Amelie Pulando

O bloco ‘Amelie Pulando’ é um dos mais icônicos do Carnaval em São Paulo, uma referência à obra cinematográfica ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’, de 2001.

O bloco traz uma cativante mistura entre a música francesa, e o clima carnavalesco do brasileiro; e ainda, conta com o patrocínio da empresa Air France, embaixadora da cultura francesa no Brasil

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

O bloco ‘Acadêmicos do Baixo Augusta’ é um dos maiores e mais populares blocos de São Paulo, e em 2018, a carreata contou com 4 trios elétricos fantásticos e celebrou a diversidade das pessoas diante do cenário carnavalesco no país.

Monobloco

O Monobloco é um dos mais famosos e bem sucedidos blocos de todo o Brasil, e é atuante não apenas em São Paulo, mas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro também, e hoje conta conta com mais 200 colaboradores por todo o país.

Além disso tudo, o bloco atingiu um patamar tão alto que se apresenta com frequência até mesmo em períodos além dos do próprio Carnaval.

Bloco Love Fest

O ‘Love Fest’ não é um “bloco”, propriamente dito, e sim, um conjunto de vários blocos com segmentação ao público LGBT, e é conhecido por ser criativo, inovador, e um verdadeiro porta-voz da causa LGBT no país nos dias de festival.

Em 2017, o Love Fest promoveu até mesmo um casamento gay durante o seu desfile, e ainda, garantiu o seu lugar como um dos melhores blocos do Carnaval de São Paulo.


E aí? Vai curtir o Carnaval em São Paulo? A GoHouse possui os melhores apartamentos mobiliados para aluguel de temporada! Confira em nosso site clicando aqui.

Além disso, você pode conferir outras matérias e estudos de nosso time sobre viagens e turismo no blog da GoHouse!