O bondinho Pão de Açúcar é um dos principais cartões-postais do Rio. É composto por duas montanhas (Pão de Açúcar e o Morro da Urca) localizadas na entrada da Baía de Guanabara que oferecem uma vista inesquecível da cidade!

Bondinho do Pão de Açúcar

Em 27 de Outubro de 1912, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar inaugurou o primeiro trecho do Bondinho do Pão de Açúcar, criado para o lazer de milhares de pessoas que queriam apreciar a beleza panorâmica do Rio de Janeiro. Preço do Bondinho do Pão de Açúcar naquela época era no valor de dois mil réis pela viagem de ida e volta.

Este foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. Na época da inauguração do bondinho do Pão de Açúcar no Rio, a construção contava com apenas 2 carros de madeira, cada um acomodando apenas 24 pessoas. Atualmente, trabalha com 4 carros que suportam 65 pessoas cada!

Hoje em dia, o parque turístico (localizado no alto do Pão de Açúcar) possui vistas sensacionais para inúmeras áreas do Rio, restaurantes, bares, áreas verdes, banheiros e um ótimo espaço para eventos. Em outras palavras, quem vem ao Brasil para visitar o Rio de Janeiro não pode deixar de visitar o Pão de Açúcar e seus bondinhos!

Está indo para o Rio de Janeiro? Alugue um apartamento por temporada com a GoHouse e economize até 60% em relação aos hotéis. Veja opções disponíveis hoje!

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

Conhecido hoje como um dos principais passeios da cidade, vale a pena conhecer o Bondinho do Pão de Açúcar se você vem ou mora no Rio!

O desenho dos bondinhos inaugurados em 1972, em forma de bolha, é exclusivo do Pão de Açúcar, idealizado e patenteado pela firma italiana Nardo, e premiado no 4º Salão de Montanha em Turim, em 1971.

Atualmente, a velocidade dos teleféricos do Bondinho do Pão de Açúcar é regulável, e varia de 6 a 10m/s, incluindo os dois trajetos que fazem (da Praia Vermelha ao Morro da Urca e do Morro da Urca ao Pão de Açúcar). A capacidade dos carros é de 65 pessoas em cada viagem, que acontece a cada 20 minutos.

Bondinho do Pão de Açúcar – Preço

  • Adultos – RR$ 62,00
  • Desconto para pessoas de 6 a 21 anos – RR$ 31,00
  • Crianças menores de 6 anos – Grátis

Desconto de 50% para:

Portadores de necessidades especiais (apresentar Cartão especial Riocard, Vale Social, Passe Federal, CRAS ou laudo médico emitido por órgão público de saúde);

Estudantes (Documentos para alunos da rede particular: Carteira de Identificação Estudantil com foto. Para alunos da rede pública: Riocard escolar e/ou documento que comprove matrícula de estudante em outro estado + documento oficial com foto).

OBS.: Para estudantes estrangeiros, apresentar carteira de identificação estudantil com foto.

Horário de Funcionamento do Bondinho do Pão de Açúcar

Abertura da bilheteria – 08h

Fechamento da bilheteria – 19:50h

Viagem de 20 em 20 minutos ou quando atingir o a capacidade máxima do carro (65 pessoas).

Endereço do Pão de Açúcar – Rio de Janeiro:

Av. Pasteur, 520 – Urca.

Rio de Janeiro, RJ.

Telefone do Pão de Açúcar:

(21) 2546-8400

Para ler mais dicas dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, visite nossa seção de viajantes nesse nosso blog!