Bnb, air bnb, rbnb ou Airbnb? Neste post vamos falar um pouco sobre o Airbnb, site de aluguel por temporada que lançou um novo conceito de locação online e que de uma simples aventura de jovens rapazes em 2005, se tornou no maior site de aluguel por temporada no mundo com valor de mercado cima de US$20 bilhões de dólares.

A história do Airbnb, antes de se tornar um promissor site de aluguel por temporada

O website Airbnb foi fundado em Novembro de 2008, quando seu fundador Brian Chesky e os cofundadores Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk decidiram colocar um colchão de ar e oferecerem estadia em sua moradores para pessoas que não tinham como pagar um hotel.

A ideia no início era penas ganhar alguns dólares, porém a partir daí eles tiveram a ideia de construir um website para divulgar e realizar a transação online desse tipo de hospedagem. A ideia era que pessoas divulgassem espaços em suas casas e alugassem para terceiros.

Bnb, Air bnb, Rbnb ou Abnb. Da onde surgiu este nome complicado que dificulta bastante o entendimento pelos brasileiros.

Dessa ideia na utilização de um colchão de ar e oferecer café da manhã que surgiu o nome inicial do website que era Airbed & Breaksfast, nome que foi posteriormente simplificado para Airbnb.

Mas a partir dessa ideia inicial de oferecer estadia somente em quartos o website tem evoluído bastante o seu escopo de hospedagem oferecendo aluguel de quartos, apartamentos completos, bed and breakfast e até mesmo hotéis.

Mais recentemente no início de 2017, o website lançou um novo foco de também divulgar e anunciar experiências locais. Agora no website é possível reservas por exemplo um dia de dança com um experiência profissional, degustação de vinhos, entre outros.

Bnb, air bnb ou rbnb

As novidades que o Airbnb trouxe como site de aluguel por temporada para anúncio de apartamentos, casas de férias e até mesmo hotéis.

Os fundadores do Airbnb inovaram em alguns quesitos que levaram o website a ter um sucesso relevante principalmente em relação a sites já existentes na época como o Tripadvisor e o Homeaway.

Em um viagem a Nova York, Brian e seus sócios decidiram tirar fotos eles mesmo dos imóveis anúncios com o objetivo de terem anúncios de melhor qualidade no site. O resultado foi estrondoso com maior número de visitas nos anúncios e quantidade de locações. A partir daí eles decidiram oferecer fotografo grátis em todos os locais que o Airbnb.

Outra inovação grande do site foi trabalhar como um marketplace aonde as locações são realizadas e pagas na plataforma, diferentemente dos sites da época como a Homeaway que funcionava apenas como site de classificados, colocando locatários em contato com proprietários.

A transação online permitiu uma maior confiança para o locatário e um maior controle do Airbnb na experiência da estadia proporcionando assim melhores hospedagens aos usuários, o que gerou um enorme quantidade de indicações. .

E por final outra grande novidade do Airbnb foi incentivar as avaliações mútuas entre locatários e proprietários o que também proporcionou mais confiança para ambos e principalmente para novos usuários.

GoHouse e Airbnb, concorrentes ou “parceiros”?

É comum nos perguntarem se o Airbnb é um concorrente da GoHouse! E a verdade é que não.

Hoje anunciamos todos os nossos imóveis no Airbnb e geramos grande volume de locações pelo site. Isso, pois o Airbnb funcionar como uma plataforma de anúncios aberta tanto para proprietários individuais, como corretores, empresas e mais recentemente hotéis.

Bnb, air bnb ou rbnb

O fato é que hoje tanto no Brasil como no mundo, a grande maioria dos anúncios do Airbnb são oferecidos por profissionais de locação e não proprietários individuais. Isso, pois o trabalho para alugar por temporada é muito grande e proprietários não desejam realizá-lo.

Outro motivo relevante é que em geral os proprietários de temporada moram longe dos imóveis, o que inviabiliza que operacionalizem as locações. A grande maioria dos imóveis de Búzios tem proprietários morando no Rio de Janeiro, assim como proprietários de aluguel por temporada de Ubatuba geralmente moram em São Paulo, Capital.

Possui um imóvel de aluguel por temporada e quer mais dicas? Veja mais posts em nosso blog clicando abaixo:

Saiba qual o melhor site de aluguel por temporada

O guia completo do aluguel por temporada