Agora que você já olhou tudo no seu imóvel, decidiu que quer trabalhar com aluguel por temporada… não faz ideia de por onde começar? Como entendedores do assunto que somos, nós da GoHouse vamos te dar uma mãozinha para entrar no maravilhoso mundo do aluguel por temporada com este guia básico.

22 dicas de como anunciar apartamento para temporada

Inicialmente, veja o estado do seu imóvel: se as paredes estão bem pintadas, se a mobília está bem conservada, se aparelhos básicos como chuveiro e vaso sanitário estão funcionando bem, se tem no imóvel tudo o que é necessário para uma estadia no mínimo confortável.

Parta sempre do princípio do que você gostaria se estivesse no lugar do hóspede, o que te incomodaria, esse ponto de vista sempre ajuda!

Feito isto, hora de avaliar quanto será cobrado pela diária do seu imóvel: desvendamos esse passo a passo no nosso post sobre como precificar seu imóvel por temporada.

Nele, falamos sobre valores locais, dicas de cobrança de diárias, traçamos um comparativo de valores… vale a pena dar uma olhada!

como anunciar apartamento para temporada

Seu imóvel já está pronto para locação e já sabe quanto vai cobrar pela sua estadia?

Está na hora de definir como e onde vai divulgar.

Sites como Booking.com e Airbnb são extremamente populares entre viajantes que programam sua estadia pela internet, portanto, não os ignore! Você também pode anunciar em páginas de redes sociais como o Facebook ou o Instagram!

Só não se esqueça: gerencie e responda num curto espaço de tempo todos os comentários e dúvidas para seus futuros locatários, ok?!

Fechou uma locação por temporada?! Hora de organizar tudo: providencie a limpeza do imóvel, determine e cumpra o horário do check-in e do check-out, e fique atento às necessidades dos locatários durante a estadia, isso vai ser determinante para obter comentários positivos sobre o seu imóvel!

Fácil sabemos que não é… mas com organização e empatia, tudo fica descomplicado!

É por isso que separamos esta lista com 22 dicas de como anunciar apartamento para temporada, dividida em vários temas.

Começando com as 10 TOP dicas rápidas para anunciar apartamento para temporada

Ás vezes, precisamos apenas de umas dicas rápidas sobre como se dar bem no mercado de aluguel por temporada.

Por isso, nós da GoHouse selecionamos o que consideramos as 10 dicas rápidas, porém, importantes, para quem está começando no mercado de aluguel por temporada:

Como Anunciar Apartamento para Temporada

  1. Empatia em primeiro lugar. Sempre imagine o que iria gostar e desgostar no lugar do hóspede, assim, fica mais fácil;
  2. Não é porque você não está morando no imóvel, que não vai cuidar dele;
  3. Atenção à mobília: isso chama a atenção e conta muitos pontos nas avaliações dos locatários;
  4. Resolva rápido pequenos reparos, como trocar lâmpadas, a resistência do chuveiro…
  5. No anúncio do imóvel, deixe claro como ele é de verdade, caso contrário, o hóspede se sentirá enganado;
  6. Busque em portais como Booking.com e Airbnb uma base de preço praticados nas diárias. Isso vai te ajudar a cobrar um valor justo;
  7. Responda a dúvidas e comentários o mais rápido possível: isso cria um elo com o hóspede, que vai sempre ter boas referências de você e do seu imóvel;
  8. Tire fotos profissionais – estudo mostram que anúncios com mais de 20 fotos profissionais alugam muito mais;
  9. Peça comentários para locatários – imóveis com 3 ou mais comentários chegam a ter 6 vezes mais demanda que imóveis sem comentários!
  10. Seu imóvel é bom, seu valor é justo, então: divulgue, divulgue, divulgue.

Essas são apenas dicas rápidas e básicas sobre o mercado de aluguel e como anunciar apartamento para temporada, ainda temos muitas outras.

11- Comodidades no condomínio? Sorte do seu imóvel para temporada!

Quando procuramos um hotel ou pousada, ele se torna mais atraente a cada comodidade que ele tiver, não é?

O mesmo acontece com o nosso imóvel para temporada: a cada comodidade que o condomínio dispuser e colocar à disposição do hóspede, maior a possibilidade de locação do seu imóvel!

Portanto, você tem que aproveitar essa vantagem na hora de anunciar apartamento para temporada.

Para começar, ela, a estrela: piscina! Quem não gosta de chegar de um dia cansativo e dar um belo mergulho?

Ou mais: acordar num belo dia e aproveitar uma boa piscina com os amigos ou família. Normalmente, as administradoras dos condomínios pedem que sejam levados atestados médicos para o uso das piscinas: não esqueça de avisar isso no anúncio do seu imóvel!

como anunciar apartamento para temporada

Outra comodidade facilmente encontrada em condomínios em geral, são as churrasqueiras. Em espaços amigáveis, elas são perfeitas para uma confraternização!

É bom informar que para o seu uso, elas precisam ser reservadas, afinal, outras pessoas no condomínio podem desejar utilizá-las.

Existem comodidades que não precisam ser reservadas e que são extremamente atrativas, como sala de jogos, área de recreação, academia de ginástica e sauna. Elas também atraem bastante hóspedes, pois, assim, quem tiver criança ou gostar de se exercitar, vai poder tirar proveito de tudo o que condomínio aproveita!

Não chega a ser uma comodidade do condomínio, mas geralmente conta pontos numa locação: garagem.

Mas atenção: deixe claro se é necessário levar alguma autorização de uso por parte do proprietário do imóvel no anúncio.

Entre comodidades, podem existir outras opções como sala de reuniões, lounge, restaurante e lavanderia.

O importante ao anunciar apartamento para temporada é deixar claro no anúncio do seu imóvel por temporada que essas comodidades existem e valorizá-las com belas fotos!

12- A importância do wifi ao anunciar apartamento para temporada

Atualmente, se manter conectado à internet mobile é fundamental. Seja para ficar atento às notícias, para frequentar as redes sociais, ou para mandar notícias para familiares e amigos.

Ninguém quer se pegar num momento sem acesso à internet num momento que julgar precisar, não é mesmo? Então… por que privar seus hóspedes dessa comodidade?

Qualquer turista quando viaja procura saber como pode ter acesso à internet no seu celular. Buscam alternativas em chips de operadoras, comprando pacotes pré-pagos e dando preferência a locais com conexão wifi.

É aí que o seu aluguel por temporada entra no assunto.

Você sabia que locatários dão preferência para imóveis com wifi? Por isso, caso queria investir no mercado de aluguel por temporada, é importante realizar a contratação de um serviço de internet ou instalar um roteador, caso seu imóvel já possua, para que a internet fique disponível em todos os cômodos do ambiente.

Para reforçar, abaixo você pode observar os dados de uma pesquisa realizada em 2015, que mostra que atualmente o wifi é o fator primordial na hora de se escolher um imóvel:

como anunciar apartamento para temporada

Lembrando que nem só de Whatsapp, Snapchat ou Facebook vivem os hóspedes: muitos estão viajando a trabalho, e internet é primordial para que eles possam estabelecer conexão com suas empresas.

Se o seu imóvel fica numa área urbana e recebe muitos turistas desse tipo, esta é uma dica preciosa na hora de anunciar apartamento para temporada.

Os 5 maiores erros de proprietários ao anunciar imóveis para temporada

Quando se entra no mercado de locação de imóveis para temporada, muitas vezes os proprietários podem se sentir perdidos em meio a tantas informações e não sabem como anunciar apartamento para temporada.

Como em qualquer negócio, isso pode gerar erros que prejudicam a rentabilidade do investimento e por isso, vamos mostrar abaixo alguns dos deslizes mais comuns.

13- Falta de informação sobre o mercado

O mercado de aluguel por temporada é diretamente afetado pelas oscilações entre alta e baixa temporada, acompanhando o mercado de turismo.

Quando um proprietário não tem informações sobre como conciliar bem as locações dos seus imóveis, as aspirações dos hóspedes e a visão do mercado, acaba acreditando erroneamente que o mercado não é tão rentável quanto ele esperava.

14- Má nutrição das suas divulgações

Num primeiro momento, anunciar apartamento para temporada é muito fácil: o proprietário divulga seu apartamento em diversos sites e mídias sociais e aí é só esperar os hóspedes chegarem e…. ERRADO!

O proprietário deve estar preparado para interagir com todos os possíveis locatários que mandarem dúvidas, pedirem informações e desejarem negociar a respeito da sua estadia!

Isso toma tempo? Claro! Mas quem disse que o aluguel para temporada é um negócio para aventureiros?

como anunciar apartamento para temporada

15- Má gestão do imóvel e das locações

Quando um aluguel para temporada é fechado, uma cadeia de acontecimentos é desencadeada:

  • Primeiramente, acertam-se as tratativas sobre o pagamento
  • Deve-se providenciar a limpeza do imóvel
  • Na chegada do hóspede, deve-se providenciar o check-in dele, bem como o check-out na saída
  • Por fim, deve-se manter atento a qualquer contato que o hóspede possa realizar durante a sua estadia.

Isso deve acontecer A CADA locação que ocorre e, muitas vezes, quando a taxa de ocupação do imóvel está alta, o proprietário não consegue coordenar isso.

16- Falta de administração de comentários

Atualmente, tudo o que ocorre com qualquer transação fica exposto na internet, tanto se o cliente ficou satisfeito, mas, principalmente, se ele ficou insatisfeito.

Quanto maior o nível de insatisfação do cliente, mais exposição o comentário dele nas redes sociais e nos sites de anúncio e reclamações.

E isso afeta a taxa de ocupação do imóvel diretamente, pois os futuros hóspedes, fazem essa consulta para saberem se o anúncio faz juz à realidade.

17- Erro na precificação

Como dito no item 1, o negócio de aluguel por temporada é diretamente influenciado pelo mercado de turismo, que sofre com oscilações de alta e baixa temporada.

Por isso, é muito importante ficar atento à essas variações, verificar a precificação da concorrência e disponibilizar o seu imóvel a um preço justo.

O passo a passo para surpreender seus locatários

Quando queremos anunciar apartamento para temporada, lidamos com a expectativa dos hóspedes que chegarão para uma viagem de lazer ou a trabalho.

Como seres humanos, eles esperam sempre o mínimo: conforto e higiene.

No anúncio do seu imóvel para temporada, certamente existe uma mínima descrição, informando o que o local oferece e fotos que facilitam a visualização do imóvel para o locatário.

Porém, sabemos que além disso tudo, que é o básico, ao anunciar apartamento para temporada, o encantamento (ou a decepção) também faz parte desse tipo de negócio.

E, logicamente, você quer que ocorra o encantamento, para que as avaliações do seu imóvel possam ser as melhores possíveis, não é?

Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a surpreender seus locatários:

18- Faça uma delicadeza!

Ao saber quando seu hóspede chega, deixe alguma coisa para ele já entrar no imóvel se sentindo acolhido.

Pode ser um bombom, um biscoitinho, alguma bebida que considere interessante e que remeta à cidade do seu imóvel na geladeira ou no armário… isso sempre causa uma ótima primeira impressão.

19- Aonde ir

Faça uma lista de restaurantes ou locais interessantes ao redor do seu imóvel e deixe grudada na porta da geladeira, por exemplo.

Lembre-se que, como turistas, é sempre interessante saber quais são as coisas mais bacanas a se fazer e visitar.

Imagine a melhora na experiência do seu locatário com essa simples atitude?

como anunciar apartamento para temporada

20- Dicas e macetes da casa

Caso algo no seu imóvel precise de algum “jeitinho” para ser utilizada, deixe um bilhete explicando.

Por exemplo, se seu chuveiro precisa aguardar um tempo para esquentar, deixe isso avisado. Assim, evitamos pequenos contratempos desnecessários.

21- Explique tudo direitinho

Complementando as dicas anteriores, atenção: se o hóspede que estiver chegando for estrangeiro, não esqueça de traduzir os recados acima para inglês ou espanhol, ok?

22- Cumpra o que anunciou

Não custa lembrar: cumpra exatamente tudo o que for previamente combinado com o locatário. Executar tudo o que é prometido, também é uma forma de surpreende-lo!

Viram como dicas simples podem transformar uma estadia?

Basta imaginar o que você acharia bom que fizessem numa estadia sua!

Assim, anunciar apartamento para temporada é só o começo, e este tipo de delicadeza pode fazer seu hóspede voltar sempre!