O AlugueTemporada, site de aluguéis de casas e apartamentos de curta duração, apresentará novas funções na plataforma e as colocará em vigor a partir do mês de Agosto. Na prática o modelo será bastante semelhante ao modelo hoje utilizado pelo Airbnb. Veja algumas mudanças:

O pagamento será online e será possível parcelar

AlugueTemporada possibilitará locatários a pagarem de forma parcelada
AlugueTemporada possibilitará locatários a pagarem de forma parcelada

Antes da atualização, o proprietário do imóvel e o locatário combinavam diretamente o pagamento por e-mail ou telefone.  Em contado direto combinavam modo de pagamento, assinatura do contrato e procedimento para check in.

Após a atualização, o pagamento será feito online pelo locatário diretamente ao AlugueTemporada e será possível parcelar o aluguel em até 12 vezes sem juros o valor da locação. O proprietário do imóvel receberá o valor total em uma única vez, logo após o check-in ser confirmado por transferência bancária.

Antes das mudanças, o locatário e o proprietário do imóvel precisavam entrar em contato fora do ambiente do site para combinar o depósito do valor. Fato que atrapalhava as reservas, de quem gostaria de alugar imóveis em outros países, ou de estrangeiros interessados em imóveis brasileiros, já que as transações internacionais são mais caras do que as comuns.

O contato entre as duas partes era feito normalmente por e-mail ou telefone, sem nenhum intermédio da AlugueTemporada o que gerava insegurança na transação e existências de diversos casos de fraudes. No modelo antigo o site nada podia fazer além de dizer aos clientes que não poderia se responsabilizar pelas transações.

Em caso de problema na estadia o AlugueTemporada poderá imediatamente cancelar a reserva problemática e alocar o hóspede em outro imóvel garantindo assim melhor experiência ao viajante. Está prática já é bastante utilizada por o Airbnb e certamente é uma dos pilares do seu sucesso mundial.

Mudanças nas modalidades de anúncio

Outra mudança que estará por vir no site do AlugueTemporada será uma nova maneira de anunciar os imóveis.

Atualmente, é possível anunciar um imóvel na plataforma apenas se o anunciante aderir algum plano de assinatura no site; que possui cinco categorias na versão trimestral e uma anual, com um pagamento único para cada período.

A partir de agosto, uma nova função possibilitará o proprietário a anunciar no AlugueTemporada gratuitamente, cobrando-lhe somente uma taxa de 5% da locação. Os planos já existentes de assinatura irão migrar para um plano anual e único; que custará R$699.

Essa mudança será mais vantajosa para proprietários que não alugam seus imóveis de maneira recorrente; apenas em alguns períodos de alta temporada, por exemplo, que poderão anunciar o imóvel de maneira gratuita.

Por outro lado deve aumentar significativamente a oferta de imóveis visto que não haverá custo inicial na divulgação, o que deve atrair principalmente pessoas que estão iniciando no aluguel por temporada e querem testar o retorno.

Opinião da GoHouse

O AlugueTemporada foi sempre o site líder no setor no Brasil e foi perdendo espaço principalmente para o Airbnb que trouxe uma maneira mais moderna nas locações por temporada. Essa atualização do modelo de negócios vai certamente garantir que o site recupere boa parte do espaço perdido.

Além disso, de acordo à mensagem enviada aos anunciantes, todos os imóveis anunciados no AlugueTemporada com reserva instantânea serão automaticamente publicados no grupo Expedia, dono da marca Hoteis.com, maior agência online dos EUA e segunda do Mundo. Em nossos cálculos internos, isto pode aumentar em até 100% o números de clientes do AlugueTemporada.

O AlugueTemporada mais forte é importante para manter aos anunciantes opções de anúncio e evitar a concentração nos grande portais, que já é grande.

Em post passado antecipamos as mudanças. Leia algumas mudanças que prevemos e ainda não anunciadas lendo nosso post O AlugueTemporada (HomeAway), vai mudar! Clique aqui!

Veja reportagem completa da Folha de São Paulo clicando aqui.

O que é o AlugueTemporada?

O AlugueTemporada é uma plataforma que possibilita que viajantes de todo o mundo encontrem imóveis mobiliados para passar as férias, feriados ou finais de semana.

A plataforma prioriza sua atuação em cidades turísticas e viagens em família, e só oferece o imóvel inteiro.

A empresa é parte da HomeAway, companhia de aluguéis de curta duração, comprada em 2015 pelo Expedia, grupo estadunidense de turismo que é dono também das marcas Hoteis.com e Trivago, entre outras.

Confira a seguir, as principais mudanças na plataforma do AlugueTemporada que ainda serão adicionadas, e também, um comparativo com o que o serviço apresentava em seu site anteriormente.

Não conhece as vantagens do Aluguel por Temporada em relação ao Tradicional? Clique e entenda mais sobre essa modalidade de locação que vem crescendo no Brasil!