A empresa Transparent e a VRMA (Vacation Rental Management Association) fizeram uma pesquisa com mais de 500 empresas de aluguel por temporada para saber as novas tendências.

O mercado de administração de imóveis na Europa está mudando rapidamente e criando um novo leque de oportunidades. A Transparent constatou isso em sua pesquisa com mais 500 administradores de imóveis da Europa. Enquanto a análise da indústria tem tratado o mercado do aluguel por temporada como uma única categoria; na verdade, os administradores de grandes centros vêm sendo os principais beneficiários.

A distribuição das reservas na Europa vem sendo liderada por Airbnb e Booking.com; com a HomeAway e o TripAdvisor vindo na terceira e quarta posições, respectivamente.


Airbnb e Booking.com lideram o mercado europeu

De acordo com a pesquisa, Airbnb e Booking.com estão consolidando suas posições como canais líderes. Entre os administradores de imóveis profissionais, as reservas estão fortemente concentradas nesses dois portais, e cada um desses está sendo responsável por mais reservas do que os canais diretos dos administradores. HomeAway e Trip Advisor vem logo atrás, com 10% cada.

A distribuição direta é uma fonte de reservas que vem encolhendo. Em um nível “local”, mais dinâmicas sutis estão em jogo. Por exemplo, a Booking.com conta com 42% das reservas na Itália (um mercado onde eles dominam, principalmente em relação aos hoteis). Será interessante ver se o Airbnb, incluindo hotéis, permitirá a eles alcançarem tal número também.

Além disso, constatou-se que os canais diretos podem continuar sendo bons meios para proprietários com relacionamentos de longa data com clientes. Por exemplo, famílias que sempre passam as férias no mesmo lugar na Inglaterra ano após ano. Além disso, a Inglaterra tem a maior taxa de reservas diretas, com 41% ao todo;


Aluguel por temporada: Uma indústria, dois mercados

Tradicionalmente, o mercado do aluguel por temporada vem sendo analisado como um todo; porém, esse pensamento camufla o fato de que os administradores em grandes capitais estão agregando uma fatia maior do crescimento da indústria. Esses administradores de grandes capitais que estão tendo rápido crescimento são novos na área, e abordam de maneira diferente esse negócio e essas tecnologias, em comparação aos administradores de tempo livre.

Em comparação aos administradores de tempo livre, os administradores de grandes centros:

  • Fazem melhor uso dos modelos de sublocação
  • São menos propensos a utilizarem um channel manager ou algum software de gerenciamento
  • Recebem uma maior fatia dos ganhos de seus aluguéis provenientes dos principais portais.

A adoção da tecnologia ainda está no começo

De acordo com a pesquisa, a tecnologia promete melhorar a eficiência operacional para os administradores de imóveis. Por outro lado, a adoção dessa tecnologia que promete melhorar a produtividade ainda está no início, e ainda há muito por vir.

É surpreendente aprender que os administradores de imóveis na Europa não vêm sendo mais agressivos em utilizar a tecnologia para aproveitar oportunidades. Isso ajudaria nas seguintes questões:

  • Menos da metade dos administradores ajustam as diárias mais de uma vez por mês
  • Apenas 20% dos administradores utilizam ferramentas para economizar tempo e trabalho.
  • Mais de um terço dos administradores não utilizam um software de gerenciamento ou channel manager.

Atrelado à taxa de utilização da tecnologia, notou-se que administradores maiores usam mais a tecnologia do que os menores. A tecnologia traz resultados mais impactantes para administradores maiores.


Gostou dessa matéria? Confira muito mais sobre o aluguel por temporada no blog da GoHouse!