Em pesquisa recente, realizada pelo Ministério do Turismo; mostra que Campos do Jordão, município do interior do estado de São Paulo; é a 10º cidade mais procurada no Brasil.

O ranking dos destinos mais procurados traz: Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo, Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP).

Campos do Jordão recebe 1,5 milhão de turistas no inverno, com 4,5 milhões o ano todo. A cidade conta com 236 meios de hospedagem e 14 mil leitos, que se reforçam com mais 5.000 nas casas de veraneio e de aluguel por temporada.


Localização

Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. Faz parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região 2 de Taubaté.

A cidade é chamada de “Suíça brasileira’ por muitos; por conta de sua arquitetura tardia, baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira.

Por conta disso, a cidade recebe maior quantidade de turistas tanto nacionais quanto internacionais durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.


Clima

O clima de Campos do Jordão é classificado como oceânico ou temperado marítimo, com verões amenos e temperaturas médias inferiores a 22 °C, mesmo no mês mais quente, e superiores a 10 °C em pelo menos quatro meses do ano.

A temperatura média compensada anual gira em torno dos 14 °C, chegando a cair para abaixo de zero no inverno, com sensação térmica que pode ser ainda menor.

Apesar de situada em altitude elevada, a ocorrência de neve em Campos do Jordão é rara, tendo sido registrada em apenas algumas ocasiões, como nos anos de 1928, 1942, 1947 e 1966.


Atrações

Teleférico e Morro do Elefante

Esse foi o primeiro teleférico implantado no Brasil, sim! Lá na década de 70.

Em 5 minutos, se não houver paradas, você subirá 560 metros até o Morro do Elefante, de onde aproveitará uma das visões mais lindas da cidade. Ele leva esse nome justamente por ter um formato que lembra o animal.

A idade mínima para fazer esse passeio é de 10 anos e a altura mínima é de 1.20m.

Ainda no morro, há um lugar para visitação chamado “Parque dos Elefantes”, um passeio curioso e gratuito para fazer com as crianças. Elas poderão conferir e tirar diversas fotos com as diferentes estátuas espalhadas por lá.

Passeio de trem

Percorra os antigos trilhos admirando a Serra da Mantiqueira! A Estrada de Ferro, inaugurada em 1914, tinha como objetivo transportar doentes para os sanatórios de Campos do Jordão, onde o ar era considerado “mais puro”.

Atualmente, é um belo passeio turístico até Santo Antônio do Pinhal. Esse passeio de trem é bucólico e tranquilo. É indicado para quem curte contemplar a paisagem.

Portal da cidade

A entrada da cidade de Campos do Jordão é marcada por um lindo portal que merece sua visita para aquela foto clássica!

Há inclusive, um passeio de bondinho que leva até lá. Se você não se interessar em fazer o passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal, essa pode ser uma boa opção.

Dura menos tempo (em torno de 1h) e percorre em torno de 8km (ida/volta). A criançada certamente irá curtir!

Parque Amantikir

Um projeto ‘pra lá’ de audacioso, que reúne cerca de 700 espécies de plantas em 60 mil metros quadrados.

São jardins inspirados em vários países com um toque de carinho em cada detalhe. Certamente você ficará por lá algumas horas contemplando e fotografando.

Pico do Itapeva e Lago do Itapeva

O Pico do Itapeva fica a 15 km do centro de Campos e está a 2030 metros de altitude. Não pertence ao município de Campos do Jordão e sim a Pindamonhangaba mas o acesso se dá por Campos.

É possível avistar várias cidades do Vale do Paraíba e, se você tiver sorte, vai poder até tocar nas nuvens.

Um pouco antes do Pico do Itapeva, bem em frente ao Lago do Pico do Itapeva, foi construída uma estrutura chamada de Parque do Pico do Itapeva.

O espaço conta com um café, mirante e passeios dentro da atração, pagos à parte.

Baden Baden Tour

Para os amantes de cerveja, a fábrica é um ícone na cidade e há tempos faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão.

É lá que se fabrica a primeira cerveja gastronômica do país. Um sonho de 4 amigos que se tornou realidade e hoje produz vários rótulos de cerveja de qualidade.

A visita é agendada e a tour começa impreterivelmente no horário, eles não permitem que você se junte ao grupo caso chegue atrasado.

Além de contar com a degustação, antes disso acontecer; são apresentadas todas as cervejas fabricadas pela Baden Baden e dadas algumas dicas bacanas sobre harmonização.

Palácio do Governo e Café Palácio

A visita ao Palácio de Boa Vista mistura história e arte brasileira. Foi inaugurado em 1964 para servir de residência de inverno do governador, mas, atualmente, concentra um acervo fantástico em seus 3 mil metros quadrados.

Obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Anita Malfaltti podem ser vistas por lá. A visita guiada dura cerca de uma hora.

E, para fechar com chave de ouro, aquela paradinha no Café Palácio para dar uma relaxada, tomar um café, comer uns ‘quitutes’ e apreciar a vista.

Capivari e chocolates

Capivari é o centrinho de Campos do Jordão que, diga-se de passagem, é um charme.

É lá onde se concentra todo o movimento, além de bares, restaurantes, shoppings, lojas de malhas e couro e chocolaterias, claro!

Não tem como falar em Campos do Jordão e não falar em chocolates. Em toda esquina tem uma lojinha com várias opções para acalmar o coração dos chocólatras!


Onde se hospedar

A cidade de Campos do Jordão oferece diversas opções para se hospedar.

São mais 230 meios de hospedagem e 14 mil leitos que se reforçam com mais 5.000 nas casas de veraneio e de aluguel por temporada.

Dentre as opções de hospedagem disponíveis, destacamos o aluguel por temporada, que apesar de ainda não ser o mais buscado, vem ganhando cada vez mais popularidade em Campos do Jordão.

Qual a melhor opção de hospedagem em Campos do Jordão?

As principais vantagens do aluguel por temporada são o menor preço comparado à leitos de hotéis e pousadas; espaços mais amplos; maior privacidade; mais opções de localização; e economias adicionais, visto que você poderá cozinhar sua própria comida, por exemplo, e não ficará “refém” dos caros restaurantes e afins.


No caso de se hospedar em pousadas ou hotéis; o mais comum é que os viajantes se alojem em quartos de no máximo 30m², um espaço bem pequeno, principalmente ao serem comparados aos espaços oferecidos por casas e apartamentos para aluguel de temporada, que são capazes de oferecer um espaço muito maior do que os das pousadas e hotéis

Com o aluguel por temporada, é simples encontrar, hospedar e compartilhar imóveis de até 300m² com familiares e amigos, com amplos espaços comuns, comodidades diversas e muito mais conforto.


Quando o quesito é privacidade; nas pousadas, o comum é que todas as áreas disponíveis para os hóspedes sejam compartilhadas por várias outras pessoas, onde você não terá o mínimo de privacidade para relaxar, curtir a sós com seus amigos, brincar com sua família, entre outros.

Ao contrário do que acontece no aluguel por temporada, onde você tem a privacidade necessária ao seu dispor, para fazer o que quiser junto à sua família e amigos!

Sua casa ou apartamento de temporada não será compartilhada com ‘estranhos’, o que agregará não apenas na sua privacidade, mas claro, na sua segurança e na de seus acompanhantes também!


Apesar da grande quantidade de pousadas disponíveis para se hospedar em Campos do Jordão, dificilmente você encontrará alguma na localização desejada, com o preço que você pode pagar e a configuração que deseja.

As casas e apartamentos para aluguel de temporada também são encontrados com facilidade e da mesma maneira, também são encontradas em bastante quantidade; e além disso, as opções te proporcionam uma grande diversidade de preços e localizações, permitindo que o hóspede tenha liberdade para decidir onde deseja ficar, o quanto se permite gastar, e suas comodidades desejadas.


Sites para aluguel por temporada em Campos do Jordão

Existem diversos sites que permitem que você reserve imóveis para aluguel de temporada em Campos do Jordão de maneira bem prática e segura; dois dos principais, são o Airbnb e o AlugueTemporada.


Airbnb

O Airbnb é um famoso site de aluguel por temporada, que oferece espaços inteiros ao redor de todo o mundo. Mas não são apenas espaços inteiros que o Airbnb oferece aos seus viajantes. Se preferir, você também pode encontrar aluguéis de quartos avulsos.

Os anúncios publicados no Airbnb são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que podem ser contatados em caso de dúvidas pela própria plataforma.

O site para aluguel por temporada oferece a possibilidade de criar “listas de desejo” para seus apartamentos preferidos, caso não queira reservá-lo no momento.

Também é possível conferir seu guia de experiências online, com informações sobre eventos culturais e restaurantes na cidade de seus destinos escolhidos.


Em Campos do Jordão, a plataforma online oferece diversas opções de aluguel por temporada, e você pode conferi-las clicando aqui.


AlugueTemporada

AlugueTemporada é propriedade da HomeAway, uma enorme rede de sites de aluguel por temporada que presta serviços em todo o mundo.

Dessa forma, o AlugueTemporada disponibiliza acomodações em todo o mundo, nos mais diversos lugares.

A pesquisa é realizada de maneira semelhante à dos sites anteriores, e o pagamento final também inclui taxa de serviço.

Reservando por essa plataforma, o proprietário que anuncia seu apartamento no site tem até 24 horas para “liberá-lo” ao viajante interessado.


O site oferece diversos imóveis para aluguel de temporada em Campos do Jordão, e você pode visitar seus anúncios clicando aqui


Conclusão

Definitivamente, Campos do Jordão é um destino que vale a pena se conhecer!

A ‘Suíça brasileira’, como é conhecida a cidade do interior de São Paulo; possui uma linda arquitetura de inspiração alemã dá um toque alpino à cidade, com florestas de pinheiros que oferecem uma refrescante alternativa ao calor das terras baixas.

Com o horizonte repleto de picos de cores esverdeadas, Campos do Jordão é um excelente destino nas montanhas localizado nos trópicos.

E com o aluguel por temporada, você poderá se hospedar com conforto e segurança, para poder curtir a sua visita a Campos do Jordão sem qualquer preocupação, a não ser a de viver uma estadia memorável na cidade!


Gostou dessa matéria, confira muito mais sobre aluguel por temporada no blog da GoHouse!