Em pesquisa divulgada recentemente pela Fecomércio-RJ, notou-se que o aluguel por temporada acomodou cerca de 10% das pessoas durante o carnaval no Rio de Janeiro, atrás apenas dos hotéis, casas de familiares ou amigos e imóveis próprios.

Apesar de 10% realmente ser um número bem relevante de busca pelo aluguel por temporada durante o Carnaval no Rio, o número ainda é bem menor do que o mostrado em pesquisas sobre a procura do aluguel por temporada em outras partes do país.


Número ainda é abaixo do que o de outras cidades

Em matéria anterior publicada aqui mesmo no blog da GoHouse, mostramos que no Sul do país, a ocupação por meio do aluguel por temporada chegou a 38%, mais do que o triplo dos 10% atingidos no Rio de Janeiro.

Essa pesquisa foi realizada pela Fecomércio de Santa Catarina, e os números da procura pelo aluguel por temporada no estado chegaram a superar a procura pelo aluguel convencional na região.

De fato, esse número é bastante relevante, e demonstra com clareza a crescente popularização do aluguel por temporada anos após ano no território brasileiro.

Na oportunidade; as principais razões que fizeram os turistas preferirem o aluguel por temporada em relação ao convencional em Santa Catarina foram poder cozinhar e receber amigos nos imóveis; dados que demonstram a importância desses diferenciais, não encontrados ao se hospedar em hotéis ou pousadas normalmente.

A tendência é a modalidade de aluguel crescer cada vez mais no Brasil, com a ascensão do mundo digital, e a popularização de suas vantagens, como o preço mais baixo e vantajoso.


Aluguel por temporada ainda tem muito a crescer no Rio

A tendência é de que a demanda aumente,  e ainda há espaço para novos imóveis e mais locatários.

A crise reduziu significativamente a oferta imóveis de aluguel por temporada após as Olimpíadas no Rio em 2016.

Sites de aluguel por temporada, como o Airbnb, perderam de 30% a 40% dos seus imóveis anunciados, segundo nossas estimativas.

A economia voltando acelerando novamente, o aluguel por temporada tenderá a voltar a crescer no Rio de Janeiro.


Acompanhe nossas matérias e estudos sobre turismo e aluguel por temporada no blog da GoHouse!