O aluguel por temporada, isso é, o cuja residência é alugada temporariamente ao locatário, é uma modalidade em constante crescimento no Brasil.

E com ele, surge a GoHouse, que facilita a vida de pessoas que gostariam de anunciar, descobrir e reservar acomodações e meios de hospedagem… até mesmo em condomínios!

Mas quais são as condições para o aluguel de imóveis em condomínios?

aluguel-temporada
Aluguel por temporada em condomínios residenciais

O aluguel por temporada de imóveis em condomínios ainda é uma questão que gera muita discussão, porém, não há quaisquer proibições que impeçam os proprietários de anunciarem seus imóveis para turistas por curta temporada, desde que o proprietário e os inquilinos sigam as normas de conveniência do Condomínio e das Leis de Inquilinato.

Caso ainda não conheça sobre as Leis do Inquilinato, entenda melhor clicando aqui.

Justiça determina: condomínios não podem proibir o aluguel por temporada

Em Junho desse ano, mais um capítulo sobre esse tema que gerou certa discussão, quando um juiz da 42ª Vara Cível de São Paulo decidiu que condôminos não poderiam proibir que os proprietários de seus imóveis anunciem seus imóveis online.

Tal decisão, certamente facilita a atividade dos locatários e turistas no Brasil, e abre ainda mais as portas para que os brasileiros desfrutem dessa modalidade de aluguel com mais praticidade.

É importante lembrar que já há um projeto no Congresso a fim de viabilizar locações por temporada pela Internet também em condomínios residenciais. Porém, o direito do brasileiro parece não conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas e talvez uma nova lei não seja a melhor solução, é o que afirma a advogada Paula Farias:

“Uma legislação não necessariamente vai aplacar opiniões contrárias”

Como evitar desentendimentos entre donos de imóveis e condôminos

O aluguel por temporada é uma modalidade em crescente no país, e dúvidas sempre surgem acerca do assunto.

Como sabemos, a justiça de São Paulo impediu que proprietários de condomínios pudessem proibir seus inquilinos de alugarem seus imóveis por temporada para outras pessoas. Mas por que os condôminos gostariam de proibir que os proprietários disponibilizassem seus imóveis online?

Um dos maiores receios é de que o locatário “perturbasse” o sossego e a segurança dos demais inquilinos.

Por esse fato, é importante ressaltar que o hóspede que reserve uma estadia por temporada em um condomínio deve estar ciente das regras de conveniência do local, para que não haja possíveis conflitos entre as partes envolvidas e os outros habitantes vizinhos.

Seguir à risca essas regras é fundamental para que não haja problemas durante a estadia. Caso acordado desta maneira, a experiência do aluguel por temporada será o que se propõe a ser: uma modalidade mais confortável e agradável, tanto para o turista, quanto para o dono do imóvel.

E você? É proprietário de um imóvel e gostaria de alugá-lo por temporada? Anuncie já com a GoHouse clicando nesse link e tenha acesso a diversas vantagens!