O Airbnb vive uma notável crescente de popularização no Brasil nos últimos anos. As pesquisas sobre os serviços prestado pela empresa de viagens norte-americana cresceu mais de 20 vezes nos últimos 5 anos; são o que mostram dados da ferramenta Google Trends, que ajuda a entender as tendências de pesquisas de dado momento no mundo, mostrando também a evolução da quantidade de buscas sobre determinado termo em um período de tempo.

Para essa matéria, estamos levando em consideração as 5 maiores plataformas de viagens do Brasil: Airbnb, AlugueTemporada, Booking.com, CVC e Decolar.com.


O crescimento das buscas pelo Airbnb no Brasil

Em 2014, a quantidade de buscas sobre o Airbnb no Google era praticamente irrelevante  em comparação a empresas de viagem já consolidadas em território nacional, como a Decolar.com, que ainda segue no topo das pesquisas desde 2012.

Porém, o Airbnb, ao longo dos anos, se aproximou cada vez mais do topo das pesquisas; e a distância para o volume de pesquisas da Decolar.com, que já chegou a ter 34 vezes mais pesquisas no Google do que o Airbnb; hoje, cai para menos do que o dobro.

Essa crescente do Airbnb nas pesquisas se deve principalmente ao aumento da popularização do aluguel por temporada no Brasil, e a boa experiência fornecida pelo serviço, tanto para os hóspedes, como aos anfitriões.

Apesar de ainda estar na 4ª posição entre as 5 empresas listadas, não é absurdo supor que o Airbnb; com a grande e constante evolução que conquista nas pesquisas do Google aqui no Brasil, irá ultrapassar as concorrentes daqui a alguns anos e se consolidar na 1ª posição.

Atualmente; a lista é liderada pela Decolar.com, seguida pela CVC, Booking.com, Airbnb; e por fim, o AlugueTemporada.


Booking.com: mais uma grande evolução

A empresa holandesa Booking.com é mais uma, entre as empresas de viagens listadas na pesquisa, que demonstrou grande evolução na “corrida” contra seus concorrentes. Apesar de desde 2014, permanecer na 3ª posição, o volume das pesquisas sobre a plataforma quase dobraram nos últimos 5 anos; crescimento maior do que a da líder Decolar, e da vice-líder CVC.


Não conhece o Google Trends?

o Google Trends é um enorme banco de dados que ajuda a entender as tendências de pesquisas de dado momento no mundo, que mostra a relevância e o volume de buscas por determinado tema ou assunto durante um período de tempo.

Na prática, quando o usuário pesquisa por determinado tema de seu interesse, o Google Trends automaticamente dispõe um gráfico que mostra o quanto certo assunto foi pesquisado em cada período de tempo. Esse período pode ser filtrado para que a ferramenta considere desde apenas as “últimas horas”, à até resultados de 2004!

Além disso, essa ferramenta também pode ser útil para você precificar seus imóveis de temporada. Explicamos isso em uma matéria anterior em  nosso blog, para conferir, basta clicar aqui.


Confira mais estudos e matérias sobre o aluguel por temporada no Blog da GoHouse!