O aluguel por temporada é uma prática de aluguel que, segundo estudo anterior de nosso blog, demonstrou-se capaz de proporcionar rentabilidade até 6 vezes maior aos proprietários dos imóveis em comparação à prática do aluguel tradicional. Ou seja, é muito mais fácil ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada.

Isso acontece, quando os proprietários aplicam em suas propriedades, práticas fundamentais, e comprovadas, para o seu imóvel de temporada alugar bem.

São dicas simples, que se aplicadas em sua propriedade (ou a um imóvel que ainda irá adquirir), irão garantir cada vez mais reservas, e consequentemente, maior lucratibilidade. Confira!


10 dicas para ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada


1- Adquira o imóvel de temporada correto

Se você não comprou se imóvel para alugar por temporada ainda, leve em consideração os seguintes fatores antes de adquirir um propriedade:

  • Localização do imóvel: Propriedades com fácil e imediato acesso à atrações, como praias, parques, museus ou pontos turísticos, tendem naturalmente a alugar mais facilmente.
  • Apelo anual: É importante priorizar comprar um apartamento de temporada que tenha atrações e apelo durante todo o ano, e não apenas em momentos específicos do ano.
  • Tamanho adequado: Quanto maior o espaço, e mais banheiros e quarto tiver, mais você pode cobrar por suas diárias, e consequentemente, ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada.

2- Decore e mobilie seu apartamento

Planejar e criar um espaço bonito, agradável e confortável deve ser uma das tarefas prioritárias dos proprietários de imóveis de temporada, visto que, a decorar e mobiliar o imóvel são maneiras fáceis de se se atrair mais hóspedes e fazer mais dinheiro com o aluguel por temporada.

Confira dicas simples para melhorar a aparência de seu imóvel:

  • Arrume bem sua cama: Garanta boas roupas de cama e no mínimo 4 almofadas por cama. Os hóspedes se sentem mais confortáveis e seu quarto se apresenta melhor, principalmente em suas fotografias!
  • Invista em sua cozinha: Um dos cômodos mais importantes de imóveis de temporada é a cozinha, portanto, garanta que ela forneça todos os utensílios necessários durante as estadias dos hóspedes e os eletrodomésticos básicos, como geladeira e fogão.
  • “Vista” as janelas: Adicionar cortinas às janelas pode agregar, e muito, ao seu espaço! Escolha cortinas mais leves e claras para cômodos onde deve-se entrar bastante luz natural, e cortinas mais escuras para os quartos.

3- Otimize seus anúncios

Anunciar seus imóveis online é uma das ferramentas mais acessíveis hoje em dia para se conseguir mais reservas, porém, é necessário anunciar suas propriedades de maneira que os visitantes das plataformas enxerguem com bons olhos uma possível estadia no local.

Para ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada, é imprescindível seguir duas dicas fundamentais:

  • Invista em uma boa fotografia: Visualmente, as fotografias de seus cômodos podem assegurar uma reserva, ou afastar novos hóspedes de sua propriedade. Utilize uma câmera profissional para fotografar seus cômodos, e se possível, com uma lente Grande Angular (ou “olho-de-peixe”, como é popularmente conhecida), caso seu espaço seja pequeno. Além disso, prepare o ambiente para que ele se torne propício para as fotografias. Abra as janelas, arrume as camas, feche as latas de lixo e etc.
  • Escreva uma clara e direta descrição sobre seu imóvel: Um boa descrição ajuda a enfatizar qualidades já conhecidas sobre seu imóvel, e ainda, expor as qualidades que não seriam possíveis de se enxergar apenas com suas fotografias.

4- Melhore suas comodidades

Hóspedes buscam por algumas comodidades mais do que por outras, portanto, oferecendo essas comodidades principais no seu imóvel, você irá conseguir mais reservas e ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada.

  • Internet Wi-Fi: Hoje em dia, uma conexão de internet sem fio é o mínimo que um hóspede espera poder usufruir em um imóvel de temporada, e você irá perder muitas reservas se não oferecê-la.
  • Ar condicionado: Sem dúvidas, o ar condicionado é um elemento fundamental para apartamentos localizados onde se faz calor forte frequentemente, como o Rio de Janeiro.

5- Precifique de acordo com o momento

Não é vantajoso a seus lucros e às suas reservas determinar um preço fixo de diária aos imóveis, que não se adapta aos diferentes períodos do ano e aos volumes de demanda diferentes que acontecem a cada época.

Conforme as tecnologias evoluem, as diárias se tornam mais dinâmicas e isso se transforma em um dos desafios mais complicados para os proprietários que alugam por conta própria. No cenário atual, dependendo da quantidade de imóveis que o proprietário possua, seria necessário um time inteiro para exercer a função de precificar os imóveis de acordo com a sazonalidade do ano.

Na GoHouse, as diárias dos imóveis são definidas levando-se em consideração e balanceando a competitividade do mercado de aluguéis, e também, é claro, com a lucratibilidade do proprietário. Além disso, as diárias variam de acordo com a região, época do ano e demandas, a fim de sempre proporcionar a maior rentabilidade possível para os proprietários.


6- Administre seu calendário

Seu calendário pode ter uma grande influência sobre a rentabilidade de seu imóvel. Por isso, há algumas coisas que você deve evitar para que seu imóvel alugue e lucre cada vez mais:

  • Evite estipular um tempo mínimo de estadia: Aplicar um rigoroso limite de tempo mínimo de estadia pode parecer um atalho para se conseguir uma duradoura reserva, porém, provavelmente irá afastar vários possíveis hóspedes de sua propriedade, portanto, evite estipular uma estadia mínima a fim de ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada.
  • Evite estipular uma preço mínimo para as diárias: Da mesma maneira, definir um preço mínimo para as diárias pode também afastar possíveis hóspedes. Um preço pode ser completamente válido para determinada época do ano, onde a procura por reservas é naturalmente maior, porém, manter esse mesmo preço para outras épocas do ano pode diminuir consideravelmente suas reservas.

7- Divulgue sua propriedade

Se você está divulgando sua propriedade por conta própria, é importante escolher a plataforma certa para o seu tipo de imóvel.

É proprietário de um imóvel em um destino popular e que costuma reunir muitos turistas? Escolha o AlugueTemporada. É dono de um apartamento em um centro urbano? Provavelmente o AirBnb é sua melhor aposta.

Achou complicado?Para você ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada,  a GoHouse dispõe de várias estratégias de divulgação, na intenção de fazer com que seu imóvel apareça para o maior número de interessados o possível! São elas:

  • Divulgação em mais de 40 sites de anúncios de imóveis, no Brasil e no mundo.
  • SEO (Otimização nos Motores de Busca): Escolher as palavras-chaves corretas e aplicar as melhores técnicas para fazer com que seu anúncio apareça sempre no topo das pesquisas no Google e no Bing.
  • Publicidade nas Redes Sociais: As páginas da GoHouse no Facebook e Instagram somam mais de 10.000 curtidores, e é uma grande fonte de visibilidade online ao seu imóvel.

8- Estimule e agradeça às boas avaliações

Qualquer pessoa interessada em adquirir algo na internet, se dirige ao espaço de comentários para se assegurar sobre a confiabilidade e qualidade de um produto, o que torna as avaliações um fator decisivo no processo de compra.

Estimule boas avaliações ao final das estadias, proporcione o necessário para que isso aconteça ao final de uma reserva.

Com boas avaliações, o seu imóvel de temporada terá:

  • Mais reservas: Viajantes se importam muito com as avaliações de uma propriedade na qual ele possui interesse. Ter boas avaliações é sinônimo de mais hóspede
  • Maior visibilidade: Os sites de anúncios de imóveis normalmente ranqueiam melhor em suas plataformas, os imóveis melhor avaliados, tornando-os mais visíveis em comparação aos sem avaliações, ou com avaliações negativas.
  • Hóspedes satisfeitos voltando: Visitantes satisfeitos que falaram bem de sua propriedade, têm mais chances de voltarem a alugá-la!

9- Aprenda com as más avaliações

Avaliações negativas podem servir também para refletir e melhorar com os erros. A fim de ganhar dinheiro com o seu imóvel de temporada, os bons proprietários identificam suas próprias falhas e buscam melhor constantemente.

Além disso, reconhecer seus erros após uma avaliação negativa e demonstrar respeito e apoio, pode te fazer reconquistar a confiança dos hóspedes.


10- Contrate uma administradora de imóveis por temporada

Fazer dinheiro com o aluguel por temporada é muito mais fácil quando se há uma agência profissional do seu lado, pois uma boa administradora irá cuidar de todos os detalhes de divulgação, precificação, check-in, check-out, limpeza e manutenção; enquanto você apenas aproveita todo o seu lucro!

E é aí onde entra a GoHouse. Na GoHouse, nós maximizamos sua receita e o ajudamos a alugar mais!

Nosso serviço possui tudo que a sua propriedade precisa para arrecadar mais!

  • Excelência profissional que inclui serviços de limpeza e manutenção frequentes ao seu imóvel;
  • Precificação dinâmica e adequada ao período do ano;
  • Publicidade de seu imóvel on-line;
  • Anúncios nos maiores sites de reserva, como AirBnb, Decolar, AlugueTemporada, entre mais de 40 outros.

Alugar por temporada não precisa ser complicado e cansativo! Contrate e administre seu imóvel com a GoHouse, a maior agência de aluguel por temporada do Brasil, clicando aqui!